Já ouviu falar do EdgeRank? De forma muito simples, este é o algoritmo que determina se as suas publicações no Facebook vão ou não vão ser bem-sucedidas. Não sabe como ter curtidas no Facebook ou como criar uma relação próxima com os seus clientes? Então chegou ao artigo certo. Continue a ler e saiba tudo sobre o EdgeRank.
Não há dúvidas de que a maior rede social do mundo é uma das plataformas mais poderosas da Internet. Funcionando como um excelente canal de comunicação, o Facebook permite-lhe ir ao encontro dos seus consumidores e criar posts que lhes despertem a atenção. Mas como é que o Facebook define quais são os posts mais relevantes?
Embora você até possa não saber muito pelo Facebook, a verdade é que ele sabe muito sobre você. A rede social reúne toda a sua atividade para criar um perfil psicológico que revela todos os seus interesses. A construção desse perfil psicológico é baseada nos seus likes, gostos e nas páginas que vai consultando.
Por sua vez, esses dados vão ser filtrados via EdgeRank, um algoritmo misterioso que define aquilo que aparece diariamente no seu feed de notícias. Os mesmos dados são utilizados na altura de definir grupos de anunciantes através do Facebook Ads.
A seguinte imagem mostra a equação complexa que define a visibilidade de cada post para o utilizador. Da próxima vez que que definir se prefere ver todos os posts ou apenas os posts principais, lembre-se deste cálculo.
O Facebook dá preferência a posts atuais e recentes. A lógica é facilmente visível: as probabilidades de encontrar um post atual são maiores do que encontrar um post que foi publicado há vários dias atrás.
O EdgeRank armazena as preferências de cada utilizador. Quais são os seus hábitos nas redes sociais? Costuma ver fotos, vídeos ou prefere posts de texto? Quais são as suas interações? Se houver maior propensão para vídeos, o normal é que sejam estes os conteúdos que aparecem com maior regularidade no seu feed de notícias.
Sendo uma rede social generalista, o Facebook possui páginas de negócios de vários nichos de mercado. Se enquanto utilizador mostra uma preferência natural por conteúdos de marketing digital, com o tempo o Edgerank vai começar a perceber essa tendência e, como tal, fará com que este tipo de conteúdos surjam mais vezes no seu feed.
Se um post é gostado ou partilhado por um grande número de utilizadores, então é provável que essa mesma publicação também tenha conteúdo interessante para si. Por esse motivo, segundo a equação do EdgeRank há maior probabilidade de encontrar artigos com vários gostos e partilhas do que aqueles que passam despercebidos.
Numa rede social é normal que os amigos que se conhecem partilhem alguns interesses em comum. Por esse motivo, os gostos que os seus amigos virtuais colocam também importam. Um post que reúna os likes de muitos dos seus amigos tem maior probabilidade de aparecer no seu feed.
Não é à toa que o Facebook é a maior rede social do mundo. Os tópicos que acabamos de explicar são apenas uma pequena parte do EdgeRank, a fórmula do sucesso que diz se os seus posts merecem ou não merecem ser vistos. Todos os dias centenas de pessoas trabalham para melhorar este algoritmo, sendo que há uma série de cerca de 100 mil outras variáveis desconhecidas que influenciam a popularidade de cada publicação.
LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:
Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?
4 tarefas para redes sociais que deve realizar todos os dias
Como usar o Facebook para aumentar a lista de subscritores da lista de e-mails