Cursos certificados online de Marketing Digital: saiba como escolher e ainda poupar
O saber não ocupa lugar, especialmente num momento em que se assiste a uma verdadeira revolução no mundo do trabalho e do consumo com o extraordinário crescimento do e-commerce ao longo do último ano e meio.
Catalisado pela pandemia e pela necessidade de manter os seus negócios a funcionar ou, no caso de quem procurava meios alternativos de “ganhar a vida”, o comércio eletrónico afirma-se hoje em dia como “o canal de venda” por excelência não só porque exige um menor investimento, como também porque acompanha na perfeição os novos hábitos de consumo que privilegiam a simplicidade e o conforto de uma compra através do smartphone ou PC.
Apesar do e-commerce ter vindo simplificar a vida a empreendedores e consumidores, quem deseja iniciar um negócio deste tipo tem de se preparar para uma verdadeira batalha, a batalha do trafego e da visibilidade.
É aqui que entra o Marketing Digital pois é esta área do saber que lhe vai permitir captar a atenção dos e-shoppers para a sua loja online e produtos ou serviços que ela oferece, bem como manter um contacto regular com os clientes já captados.
Search Engine Optimization (SEO), Search Engine Marketing (SEM) ou Online product configurators são algumas das ferramentas que fazem parte do cardápio do Marketing Digital, mas não são apenas os marketeers profissionais a delas poderem fazer uso. Estes termos e a sua aplicação prática, através dos inúmeros cursos online certificados que se encontram no mundo online, estão à mão de semear de qualquer um que pretenda fazer “carreira” ou aprimorar a relação do seu negócio digital com os clientes que pretende conquistar ou já conquistou.
Aproveite estes cursos no conforto da sua casa, seja vendo no sofá ou na sua cama de rede, para aumentar o seu conhecimento.
Como escolher o curso e ainda poupar
Se está decidido a “cursar” online Marketing Digital deve saber que se apresentam à sua disposição duas opções: cursos gratuitos e cursos pagos.
Por norma, o nível básico de qualquer um destes cursos é gratuito, mas caso se queira tornar num verdadeiro guru do Marketing Digital, uma formação mais aprofundada torna-se requisito obrigatório e aí poderá ter que abrir os cordões à bolsa. Nestes casos, o pagamento por cartão de crédito pode ser a melhor solução, uma vez que na grande parte das vendas online (apesar de tudo, a compra de um pacote de formação tratar-se-á sempre de uma venda) o meio privilegiado é este tipo de cartões. Além da adaptabilidade aos pagamentos online, alguns destes cartões permitem-lhe ainda poupar no processo como os cartões de crédito com cashback.
Este é o caso dos cartões de crédito UNIBANCO. Este cartão de crédito sem anuidade vem com cashback (devolução em português), uma funcionalidade que lhe dá a possibilidade de receber de volta até 200 euros das compras que efetuou. Porque do mundo digital falamos, aderir ao cartão de crédito também passa por aqui. No âmbito da digitalização dos serviços UNIBANCO, já pode pedir o seu cartão de crédito online.
Ao nível da formação (básico ou avançado) e ao regime e forma de pagamento, quem quiser levar a cabo um curso online de Marketing Digital deve ter sempre em conta a reputação da escola ou centro de formação que a promove e, muito importante, se a formação é certificada.
Para quem pretenda fazer a formação como um hobby o certificado poderá não lhe dizer nada, mas para quem quer tornar-se um profissional da área, este é de extrema importância.
Cursos online de Marketing Digital 2021
Decidimos ajuda-lo a atalhar caminho na sua jornada para se tornar um guru do Marketing Digital reunindo três cursos pagos que poderá encontrar online:
Marketing no Universo Digital, Coursera
Considerado um dos mais populares do Coursera, este curso analisa a forma como as ferramentas digitais estão a revolucionar o mundo do marketing. O curso é lecionado em inglês, tem a duração de quatro semanas (24 a 32 Horas) e o certificado de formação é pago.
Digital Marketing: Challenges and Insights, FutureLearn
Criada pela University of Southampton, esta formação aborda as últimas tendências do Marketing Digital e, mais uma vez, é lecionada em língua inglesa. Dura três semanas (9 horas) e o certificado é pago.
Curso Especializado de Marketing Digital & Estratégia (Lisbon Digital School)
Numa formação bastante completa e também focada no planeamento estratégico, o curso pretende dotar os alunos de conhecimentos sobre: jornada do consumidor; copywriting; gestão de websites e apps; redes sociais; campanhas online; marketing de influenciadores; Search Engine Optimization (SEO) & Search Engine Advertising (SEA); e-mail marketing; e-commerce e analytics.
O Curso Especializado de Marketing Digital & Estratégia é dirigido a profissionais das áreas de comunicação e marketing, proprietários de empresas; estudantes e recém-licenciados nas áreas de comunicação e marketing, empreendedores, bem como todos os que queiram ter um primeiro contacto com a área.
No total são 300 horas de formação pagas em formato online ou presencial com direito a certificado no final.