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Copywriting: O Losango que o ajuda a escrever melhor para a Internet

Copywriting: O Losango que o ajuda a escrever melhor para a Internet

by Tiago Leão

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O marketing de conteúdo é uma “linha ideológica” do marketing digital que aposta na informação como uma arma para captar público-alvo qualificado e aumentar as vendas. Com eficácia comprovada, este método é amplamente utilizado por vários especialistas e tem servido de alavanca para muitos casos de sucesso.

Mas, afinal, como se faz um artigo otimizado? Neste post revelamos o segredo por detrás dos nossos próprios posts. Não é magia, nem apenas técnicas SEO, nem tão pouco arte de escrever. Leia até ao fim e descubra como fazer artigos segmentados que certamente vão prender a sua audiência do primeiro ao último minuto. Não há nada que enganar: é só seguir a estrutura Losango.

Losango? Sim, chamamos este tipo de post de post losango porque a forma geométrica ilustra na perfeição todo o processo que tem de ser percorrido até que leitor se sinta compelido a comprar o seu produto e a optar pela solução que lhe é apresentada por si. Veja a imagem e leia a explicação que fazemos de cada uma das etapas.

losango

Post com estruturaLosango

Título

O título deverá conter pelo menos uma palavra-chave que corresponda a uma dor ou um sonho. Podemos, por exemplo, apelar a uma situação negativa (“Pare de perder dinheiro com o seu website”) ou, por oposição, apelar a uma sensação positiva (“Trabalhe metade do tempo e ganhe o dobro”).

Mensagem Generalista

Em 2 ou 3 parágrafos devemos apresentar o assunto do post de forma mais genérica, englobando o contexto da dor que atormenta o utilizador. Recorrendo a dados estatísticos ou a factos da atualidade, tentamos retratar um panorama geral.

No caso do marketing digital, poderíamos referir as vantagens para as empresas em investirem na Internet ou, como neste post, falar da reputação que o marketing de conteúdo tem junto dos especialistas. Uma das ferramentas SEO mais utilizadas por profissionais de marketing digital e todo o Mundo é a super-ferramenta . Com este software fantástico conseguirá encontrar facilmente as palavras-chave que podem aumentar a sua reputação e melhorar o seu conteúdo. O Market Samurai tem uma versão gratuita para testes: experimente agora para ver como funciona.

Mensagem personalizada

De seguida, após recolhermos as palavras-chave mais valiosas com o , identificamos nessas mesmas keywords problemas particulares e atingimos dores específicas apelando diretamente ao público que queremos impactar. A mensagem nesta secção deve ser personalizada: neste caso, falamos de pessoas que querem escrever bem para a Internet e melhorar a qualidade dos conteúdos para agarrar a audiência e, consequentemente, vender mais.

O modelo Losango tem como objetivo provocar curiosidade e vontade de ler junto dos utilizadores. A ideia é identificar os seus problemas, dizer quais as desvantagens de viver com eles e apresentar uma solução que possa ser prestada pela nossa empresa: seja ela um serviço ou uma simples informação gratuita, mas valiosa. Assim, é gerado um sentimento de gratidão e confiança entre o público e a empresa

 

Soluções para o problema

Na terceira parte, apresentamos a solução para o problema. Se de um serviço se tratar, criar a hiperligação para o nosso site. Senão, podemos simplesmente dar a informação que é, por si só, a solução.

Na fase seguinte, apresentamos provas – se existirem – que confirmem a qualidade e eficiência dessa mesma solução. Podemos também inserir um vídeo ou elementos multimédia que tornem o post mais apelativo e interativo.

Conclusão

Para encerrar, é importante relembrar sucintamente ao utilizador o problema e a forma de o resolver, repetindo de novo a hiperligação (se esta existir). Despeça-se com uma mensagem positiva e motivadora que faça com que a sua audiência se sinta bem. Continue a ler e veja a nossa própria conclusão.

Agora que já leu todas as etapas da estrutura losango, está na altura de começar a aplicar a sua própria estratégia. Identifique os problemas do seu público-alvo, otimize os seus textos e consiga uma melhor relação com os seus clientes. Acima de tudo, lembre-se que uma comunicação eficaz é o primeiro passo para o sucesso de qualquer empresa.

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