3 dicas que deve seguir para ter bom conteúdo visual
No nosso blog, falamos frequentemente de conteúdo. Todas as tendências relativas a Marketing Digital apontam que apostar em conteúdo de qualidade é um fator decisivo para o sucesso de qualquer estratégia: artigos completos, originais e que assumam interesse para quem os quer ler são meio caminho andado para converter visitas em ações.
Porém, existem outros tipos de conteúdo para além do textual: as imagens, por exemplo. Tal e qual como acontece com o texto, o conteúdo visual de um website deve merecer a nossa atenção. Não partilha desta opinião? Bem, fique então a saber que 90% do conteúdo processado pelo cérebro é visual e que uma imagem é memorizada 60 vezes mais rápido do que um texto.
As pessoas sentem-se atraídas por um post que tem um bom título a acompanhar uma boa imagem. Vários estudos ao comportamento dos internautas comprovaram até que publicações com conteúdo visual conseguem 94% mais visitas, gerando assim mais conversões.
Mas não, não queremos que use uma imagem qualquer. Imagens pixelizadas, com má qualidade ou de diferentes dimensões podem provocar mais dano do que não ter imagem. O aspeto que vai transmitir ao público da sua página é o de desleixo. E se você não se preocupa com o aspeto visual da sua página, porque o haveria de fazer pelos seus clientes? É isto que o visitante ficará a pensar.
Neste post, apresentamos algumas dicas para melhorar o conteúdo visual do seu website.
Originalidade no conteúdo visual
Se os conteúdos textuais são originais, faça de tudo para que as suas imagens também o sejam. Ao navegarmos pela Internet é muito comum encontrarmos diferentes publicações, de diferentes websites, mas com a mesma imagem. Além de provocar um enorme dano na credibilidade do website, conteúdos repetidos vão resultar num maior aborrecimento do público.
Na Internet, as pessoas procuram originalidade: querem consumir nova informação e ser os primeiros a partilhar nas redes sociais aquele post engraçado que leram. Além disso, relembramos que usar conteúdos de terceiros pode resultar na violação de direitos de autor. Qual a solução então?
Produza as suas imagens, quer contratando designers talentosos em fazer infografias ou tirando você mesmo fotografias capazes de ilustrar o conteúdo do post a publicar. Por outro lado, pode virar-se para bancos de imagens, como o e encontrar a preços muito económicos imagens originais e exclusivas.
Imagens que criam emoção criam também conversões
Como referimos acima, as pessoas gostam de ser as primeiras a partilhar novos conteúdos nas redes sociais. E se pudesse usar isto em seu favor? O que propomos é simples. Imagine que a sua empresa está a organizar uma festa, a lançar notícias de última hora ou até mesmo a fazer contagem decrescente para algum evento.
Ao concentrar-se nas redes sociais, pode recorrer ao conteúdo visual para atrair a atenção do público e gerar mais interação. Divulgue rapidamente fotografias do que se está a passar num evento, uma imagem diária com a contagem decrescente para o grande dia que a sua empresa está a promover ou uma publicação importante com uma fotografia impactante.
O público vai envolver-se emocionalmente com aquilo que está a ser partilhado. A emoção, aliás, vai ser medida através do número de Likes e Partilhas que vai receber nas redes sociais.
Imagens que se encaixam com o texto
Um dos princípios básicos do Marketing de Conteúdo é a relevância. Se tem uma empresa sobre automóveis, não faça publicações relacionadas com produtos de beleza. Da mesma forma, não ilustre conteúdo textual com uma imagem que nada tem a ver com o que a pessoa vai ler.
Se os dois tipos de conteúdo não se tocarem, o público que o segue fielmente pelas publicações não se vai identificar com aquilo que você está a partilhar. Além de causar uma má impressão, corre o risco de perder certos seguidores.