A concorrência crescente pela aquisição e retenção de talento, a implementação de estratégias num ano atípico e otimização de processos relativos ao trabalho híbrido ou remoto, são os principais desafios que, para já, se podem antecipar relativamente a este ano.
Num ano em que o setor dos serviços vai continuar a enfrentar os desafios inerentes à pandemia de COVID-19, as empresas dedicadas à Consultoria de TI têm diante de si um panorama exigente, que obriga a adaptações e a uma resiliência como nunca antes. Neste contexto existe uma panóplia de negócios em modo crescente, como por exemplo o mercado de bitcoins, evidenciada pelo sucesso de tecnologias como o software Crypto Genius.
A Mind Source, empresa especializada em projetos de consultoria em TI e processos de negócio, abordou os principais desafios e definiu as linhas de ação para 2021. Confira neste artigo as principais ideias.
Se a contratação e retenção e talento foi sempre uma dificuldade para as empresas que fazem consultoria de tecnologias de informação e comunicação, torna-se neste ano uma preocupação maior do que nunca. O mercado de trabalho apresenta necessidades muito específicas e obriga a uma procura acérrima de profissionais de TI com as competências fulcrais para responder às exigências do mercado.
As empresas nacionais não só têm de lidar com a concorrência de players internacionais, como precisam em 2021 de criar incentivos e condições que permitam a contratação e retenção de equipas que trabalham em ambientes mistos ou em casa durante grande parte do tempo.
Delinear um plano estratégico de crescimento apresenta sempre desafios adicionais para as empresas, mesmo em anos “normais”. Face ao que aconteceu em 2020 e ao que se apresenta para 2021, a criação de um plano de ação num ambiente de grande incerteza revela-se particularmente complexa.
Para este ano, as empresas de consultoria em TI ver-se-ão confrontadas com a necessidade de conquista de mais projetos e de diversificação de atividades para continuar a crescer face ao ano transato.
O ano passado obrigou grande parte das equipas das empresas de consultoria de TI a trabalharem num ambiente misto ou quase sempre em casa. O distanciamento dos colegas, a inexistência de contacto humano com os restantes membros da equipa e com clientes e parceiros e as implicações de trabalhar em casa – amiúde com filhos e outras pessoas – coloca sobre os profissionais um stress adicional que não deve ser ignorado.
Neste campo, as empresas de consultoria de tecnologias de informação devem esforçar-se por encontrarem planos que privilegiem o equilíbrio emocional e motivacional das equipas, assegurando o reforço da relação de confiança entre a empresa e os colaboradores e garantindo a saúde mental das equipas em teletrabalho.
Para esse fim, a Mind Source lançou em Março do ano passado o Health Program, um programa concebido para lidar com as exigências impostas pela pandemia COVID-19 e que visa apoiar os seus colaboradores, a trabalharem em casa desde o primeiro trimestre de 2020.
Rui Reis, Executive Director da Mind Source afirma que “as empresas que trabalham na área da consultoria de TI enfrentam um mercado muito dinâmico e inovador, pautado pela rápida mutação de fatores influenciadores de performance e pela inovação tecnológica inerente a esta área. O ambiente em que trabalhamos hoje vem lançar novos desafios às organizações e estas devem encontrar rapidamente planos de combate para fazer face a um ano de 2021 que será particularmente exigente”.
A Mind Source foi distinguida em 2020 e pelo 10º ano consecutivo como uma das Melhores Empresas Portuguesas para Trabalhar em Portugal, pela entidade Great Place to Work® Institute, a autoridade global para a construção, sustentação e reconhecimento de culturas dos lugares de trabalho de alta confiança e elevado desempenho.