5 ferramentas para saber o que andam a fazer os seus concorrentes
Muito recentemente, no blog Estratégia Digital, falamos de Benchmarking: uma técnica de Marketing que passa por acompanhar o trabalho da concorrência de forma a detetar as tendências e perceber se estamos a seguir um “bom caminho” no nosso próprio projeto.
Todavia, temos sido confrontados várias vezes com certas perguntas dos nossos clientes: como posso acompanhar o trabalho dos meus concorrentes? Infelizmente, acompanhar seguir o que está a ser feito nas Redes Sociais não chega, ou visitar diariamente o website oficial das empresas que competem consigo pelo mesmo mercado. Uma série de métricas devem ser tomadas em consideração neste processo de análise.
Não estamos a dizer que deve analisar extensivamente a concorrência, ao ponto de se dedicar mais a outros negócios que não são sequer o seu. Não, o que estamos a dizer é que deve saber exatamente e sem rodeios aquilo que os concorrentes estão a aplicar nos seus negócios e perceber como é que pode replicar tais estratégias ao seu próprio projeto.
Para tal, decidimos apontar algumas ferramentas que o vão ajudar a acompanhar o trabalho da concorrência. Abaixo segue-se uma lista das ferramentas que usamos e uma breve descrição das funcionalidades que conseguem executar.
5 ferramentas para saber o que andam a fazer os seus concorrentes
1 – Google Alerts
O Google Alerts é uma ferramenta muito simples e fácil de configurar. A funcionalidade básica passa por enviar relatórios diretamente para o seu email com links relacionados com uma determinada palavra-chave. Se quer saber tudo o que andam a dizer sobre a concorrência, basta configurar o Google Alerts com o nome da empresa para receber alertas constantes sobre o que anda a ser dito sobre o concorrente.
2 – SocialMention
A SocialMention conta com algumas funcionalidades interessantes que prestam mais atenção a blogs, vídeos e redes sociais. Basicamente, o utilizador procura por um termo – que pode ser uma palavra-chave ou uma empresa – e a ferramenta devolve-lhe tudo o que está a ser dito sobre essa palavra-chave. Entre as métricas apresentadas, poderá ver quantas vezes e com que frequência o termo foi mencionado e pode ainda inscrever-se num feed de RSS para que não volte a perder nenhuma outra menção.
3 – InfiniGraph
Se quer encontrar as tendências estipuladas pelos seus círculos nas redes sociais, pode usar o InfiniGraph, focando-se depois nos filtros de indústria ou área de atuação. A ideia é perceber o poder da sua audiência para saber quais conteúdos e marcas que se destacam no nicho e fazem maior sucesso na audiência. Mais do que análise de concorrentes, esta é uma ferramenta excelente para melhorar os próprios resultados da sua empresa.
4 – Instapaper
O Instapaper permite que organize uma série de páginas da Internet e as leia quase como se fossem um jornal, numa sequência lógica e organizada. Após o registo no Instapaper pode adicionar ao seu browser uma extensão que lhe permite guardar todos os links que considerar oportunos. Mais tarde, pode então ver cada um dos links e analisar as várias páginas e blogs dos seus concorrentes.
5 – SEMRush
A SEMRush é uma das ferramentas favoritas dos profissionais de marketing para analisar de concorrência. O processo é extremamente simples: basta colocar o URL do site de seu concorrente no motor de pesquisa para receber logo a seguir informações sobre as palavras-chave usadas pelo concorrente, qual o seu PageRank, como se encontra a nível de tráfego orgânico, anúncios, entre outros.