6 Dicas de como usar o Twitter para empresas
O Twitter foi criado em 2006 e a ideia inicial era que fosse como uma espécie de SMS da Internet. Os posts têm um limite de 140 caracteres, obrigando os utilizadores a fazer publicações curtas e concisas. Mas qual a vantagem de usar Twitter para empresas?
Além da resposta óbvia de “é preciso estar onde as pessoas estão”, há outros fatores a fazer da plataforma uma excelente ferramenta empresarial. Se ainda não tem uma conta na rede social, comece a pensar em criar um Twitter. Quem sabe se o sucesso da sua empresa não passa também por aqui?
Ao contrário do Facebook e de outras redes sociais, onde há páginas específicas para empresas, no Twitter não há restrições. Todos os serviços disponíveis para o utilizador comum estão disponíveis para empresas – o que é uma grande mais-valia! O truque está em saber como usar o Twitter como uma ferramenta de comunicação empresarial e de marketing digital.
Mas como? Pois se não sabe como usar o Twitter para empresas, leia este artigo até ao fim e fique a par de 6 dicas que seguramente vão fazer com que o seu negócio cresça e evolua. Para automatizar o seu processo de conquista de seguIdores qualificados no Twitter fizemos um outro artigo, que aconselhamos a ler de imediato. Chama-se Follower Manager: gerir a conta do Twitter nunca foi tão simples e pode aceder ao mesmo AQUI.
Como usar o Twitter para a sua empresa
O que as pessoas dizem sobre si?
Não há melhor forma para saber o que as pessoas acham sobre a sua empresa do que ler aquilo que elas postam nas redes sociais. E com a ferramenta Twitter Search esta tarefa não podia ser mais fácil. É só colocar o nome da empresa para ver tudo aquilo que os outros utilizadores escreveram sobre si. Recolha o feedback e utilize-o para melhorar o seu produto ou serviço.
Seja um utilizador
Um dos erros muito comuns é as empresas não comunicarem diretamente com as pessoas. Por exemplo, deixe um feedback, seja simpático e agradeça comentários agradáveis. Não ignore os desagradáveis e responda de forma educada a queixas ou problemas que possam surgir. Além disso, tenha o cuidado de participar em discussões e intervir de forma positiva.
Faça a manutenção
A pior coisa que podemos ver na página de uma empresa é que ela está desatualizada. Por isso, crie uma rotina diária para as redes sociais e vá alimentando a sua página com tweets regulares. Se não tiver tempo para tratar do assunto, utilize uma ferramenta de automatização como o . O trabalho é diário e constante.
Adequar a linguagem
Tudo bem que você está a utilizar a página da empresa, mas isso não significa que a sua linguagem tem de se tornar mais formal. É importante que segmente o tom usado e que faça questão de criar a sensação de que as pessoas que falam consigo estão a falar com uma pessoa e não com uma máquina.
Publicidade e vendas
As empresas não existem só para vender. Pelo contrário, devem cada vez mais ocupar um papel de referência no mercado, mostrar que sabem sobre aquilo de que estão a falar e que não querem única e exclusivamente impingir um serviço ou produto.
É por isso importante que vá intercalando o tipo de posts que faz: nem só conteúdo, nem só vendas. Faça uma mistura entre ambos – como se tratasse de uma grelha de programação televisiva – e com o tempo verá que conseguirá obter uma comunicação eficaz.
Quantidade vs. Qualidade
O Twitter é extremamente rápido. Um tweet que há segundos aparecia em primeiro lugar no feed, passado algum tempo já nem sequer se encontra na primeira página. Muitas empresas acham que, por isso, é necessário estar constantemente a criar novos posts.
Embora a estratégia possa ser eficaz, a verdade é que também pode ter o efeito contrário e tornar-se demasiado invasiva. Como tal, o melhor é trabalhar o copy do tweet e criar algo, que apesar de curto, é apelativo e capaz de se destacar no meio de tanta informação.
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