Como usar o Facebook: qual a importância dos grupos?
Não há dúvida de que o Facebook é uma excelente plataforma de comunicação, seja ela para que objetivo for: diversão ou trabalho. Se já utiliza a rede social, certamente que já faz parte ou pelo menos já ouviu falar da opção grupos. Mas para que servem os grupos do Facebook? E como é que podemos tirar partido deles da melhor forma?
Com o desenvolvimento do fenómeno das Redes Sociais, começamos a verificar uma diversificação no que diz respeito aos nichos que cada uma delas tratava. Hoje em dia, existem redes sociais para quem gosta de viajar – como o Guest to Guest ou o Nomadmovemetn –, para quem gosta de ler – como o Goodreads -, para trabalho – o LinkedIn – ou até mesmo para quem é “anti-Facebook” – a Ello.
Se por um lado, o facto de se direcionarem especificamente para um nicho de mercado pode ser benéfico, noutros casos este aspeto pode ser limitativo. Para contornar a situação, o Facebook – que é uma rede social genérica – investiu na criação de grupos.
De forma sucinta, os grupos são páginas (públicas ou privadas) que podem ser criadas e utilizadas para agrupar pessoas com os mesmos gostos dentro de uma rede social onde há de tudo um pouco.
é uma nova app que permite encontrar e publicar em massa conteúdos virais em várias redes sociais, incluindo páginas de fãs e grupos do Facebook. Leia a Review AQUI.
Numa perspectiva empresarial, os grupos do Facebook podem ser extremamente vantajosos. Porquê? Porque ao aceder e publicar conteúdos no seu interior terá maiores probabilidades de impactar pessoas que já se interessam sobre o assunto de que está a falar.
Trata-se, no fundo, de uma forma de auto-segmentação do público-alvo que, ao aderir ao grupo, já nos diz que está interessado em receber uma determinada informação ou conteúdo.
Se não está familiarizado com o Facebook ou se, para si, a rede social é um bicho de 7 cabeças, não desespere. Para o ajudar, mostramos-lhe neste artigo como é fácil trabalhar com grupos, enquanto analisamos algumas das suas vantagens. Confie em nós, melhore a sua comunicação e otimize a forma como utiliza as redes sociais.
Como aderir a grupos no Facebook?
O primeiro passo é juntar-se a um grupo. Mas a que grupos se juntar? Numa fase inicial é preciso fazer uma pesquisa e filtrar os grupos que vão ao encontro das suas expectativas. Para exemplificar, fizemos uma pesquisa por grupos de Marketing Digital.
Para isso, basta escrever o nome na barra de pesquisa para ver os primeiros resultados. Para ter acesso a mais informações, clicamos em “Ver mais resultados para marketing digital“. Ora, veja a imagem.
O segundo passo é escolher a aba “grupos“. A pesquisa inicial é genérica e, por isso, o Facebook mostra-lhe todas as páginas (perfis, grupos, jogos, entre outros) que contenham a expressão inserida. Como vemos na imagem, para filtrar é só tem de escolher a opção “grupos”.
A partir desta página pode ver uma lista de todos os grupos com a expressão que inseriu. Para aderir só tem clicar no botão do lado direito: “aderir“. Salientamos, no entanto, que existem diferentes tipos de grupos: os públicos (todos podem aderir, mas que podem precisar de aprovação) e os fechados (que requerem obrigatoriamente pedido ou convite de adesão e autorização do administrador ).
Para saber as especificidades ou regras de cada grupo, basta entrar e ler a descrição que surge na barra lateral. Algo como isto:
As regras de cada grupo são normalmente definidas pelo administrador. Tal acontece para proteger os membros que fazem parte da página e para evitar spam ou conteúdos puramente promocionais. Por isso mesmo, antes de publicar, deve ler a descrição de cada grupo com muita atenção.
PS – Se procura uma e aumentar engajamento em fanpages do Facebook então leia de imediato o artigo Tutorial WP Fan Machine 2.0: aplicativo para ganhar curtidas no Facebook (Parte I)
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