4 Passos para ser bem-sucedido nas Redes Sociais
As Redes Sociais são um fenómeno recente que mudou a forma como comunicamos, interagimos e consumimos informação. Dos 8 aos 80, são cada vez mais raras as pessoas que não possuem um perfil no Facebook, Twitter ou Google +. Leia este artigo e saiba como ser bem-sucedido na aplicação de uma estratégia digital capaz de aumentar o envolvimento, ganhar likes e conseguir partilhas.
Com o crescimento do número de utilizadores da Internet, verificou-se um aumento da diversidade de plataformas que vão ao encontro às necessidades de cada um. Hoje em dia, no vasto mundo do ciberespaço podemos identificar redes sociais generalistas – que se destinam à partilha de tudo aquilo que o utilizador desejar – ou segmentadas – vocacionadas para um público com necessidades específicas.
Um exemplo muito simples de uma rede social segmentada é o GoodReads, a plataforma onde os utilizadores criam um perfil e partilham interesses literários, recomendando livros e atribuindo-lhes uma pontuação.
Para o ajudar a ter sucesso neste novo mundo das Redes Sociais, deixamos-lhe 4 dicas que certamente ajudarão empreendedores digitais a aumentarem a visibilidade da sua empresa e a conseguirem atingir mais rapidamente os seus objetivos.
Quais as redes sociais da sua empresa
Mas afinal em que redes sociais devemos atuar? Em primeiro lugar, é importante fazer um levantamento de todas as plataformas que lhe podem ser úteis para o seu nicho de mercado. Além das generalistas, procure aquelas que são relativas ao seu mercado.
Se, por exemplo, possui uma loja, um hotel ou um restaurante, faça questão de estar inscrito no Foursquare, uma rede social que funciona como uma espécie de diretório de estabelecimentos comerciais.
Que conteúdo partilhar e onde o podemos encontrar?
Pense na sua página do Facebook ou do Twitter como um canal de televisão. Seguindo esta lógica é importante que escolha uma programação diversificada – com imagens, texto em vídeo -, atual e capaz de captar a atenção dos potenciais consumidores da sua empresa.
“Desligar” das redes sociais é um processo importante. Se se mantiver focado apenas naquilo que se passa lá, não conseguirá observar um plano maior. Se tem dificuldades em encontrar conteúdos para partilhar, esteja atento aos sites de notícias ou ative o Google Alertas para as palavras que mais dizem respeito ao seu nicho de mercado.
Lembre-se também que é importante saber tirar partido das oportunidades. Suponhamos, por exemplo, que um artista famoso ganhou hoje mesmo um prémio e, por acaso, você até tem um post no seu blog sobre a história desse mesmo artista. Aproveite o timing ideal para promover a sua publicação junto dos seus seguidores.
Ações regulares
Como em qualquer área de negócio, ações isoladas não surtem qualquer efeito se não forem pensadas de forma estratégica e orientadas para um objetivo. Como tal, é necessário ter consciência da necessidade de todos os dias fazer atualizações da página, partilhar notícias, conteúdo próprio e interagir com os seus seguidores.
Só assim é que a sua página poderá crescer. Um post por semana ou a partilha de uma texto que nada tem a ver consigo pode não seguramente o melhor caminho a seguir.
Analisar resultados
Mas, como o que está e o que não está a resultar? A grande maioria das redes sociais possui uma área com estatísticas onde podemos perceber dados como o alcance da publicação ou a hora do dia em que mais pessoas vêem as suas publicações.
Com base nestes dados, é importante que vá afinando a sua estratégia de forma a causar um maior impacto e conseguir captar um público que distribui a sua atenção por várias tarefas que realiza ao mesmo tempo.
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