Se tem estado atento às publicações do nosso blog, provavelmente já ouviu falar de Sean Donahoe. Este guru do marketing digital aliou a experiência na Internet e transformou-a numa série de plugins que juntam o lado mais técnico com a vertente estratégica do marketing digital. O plugin de que lhe falámos neste post é mais um resultado deste casamento feliz. Para que serve e como funciona o Syndication Rockstar? É isso que estamos prestes a revelar.
Mas antes de especificarmos as funcionalidades desta poderosa ferramenta, devemos recordar um aspeto fundamental. Independentemente do nicho, todos os negócios na Internet têm um objetivo em comum: ganhar dinheiro. E não há dinheiro sem pessoas, que é como quem diz, sem tráfego.
Posto isto, a pergunta que deve estar a fazer é: mas como conseguir mais tráfego? Existe uma série de técnicas SEO que permitem projetar o website na primeira página. Uma dessas técnicas baseia-se na promoção de links de referência que apontem para o seu website.
Por cada partilha no Facebook ou em qualquer outra plataforma da Web 2.0, você estará a tornar-se mais importante e mais credível aos olhos do Google. Esta autoridade vai sendo construída de forma natural e lenta, mas há uma maneira de acelerar o processo. A resposta está no . Para saber mais sobre este poderoso plugin, leia este ARTIGO.
Passemos agora à explicação de como funciona o Syndication Rockstar. Depois de instalado, este plugin criará uma interface no seu blog WordPress que lhe permite gerir o processo de publicação numa série de plataformas. Por outras palavras, cria uma ligação direta entre o website e páginas como o Facebook, o Twitter ou o Blogger (entre muitas outras).
Dentro do menu encontra vários aspetos personalizáveis, como se de um plugin normal se tratasse. Vejamos cada um deles.
O Spin and Syndicate é um painel geral onde pode fazer a gestão rápida de todos os conteúdos que foram produzidos ou que estão para sair no seu blog. Aqui encontra os posts que foram previamente marcados com a opção “syndicate“, que ativada na coluna lateral de publicação.
O menu Settings apenas terá de ser configurado uma vez para que comece a funcionar sem grandes problemas. Aqui terá de fazer duas coisas.
1 – A primeira é fazer é definir a a regularidade do cronjob. O quê? Em palavras simples, um cronjob é uma tarefa programada para ser executada com uma determinada regularidade. Neste caso, a tarefa será publicar um determinado número de conteúdos nas plataformas escolhidas.
A opção recomendada é de 2 publicações diárias, divulgadas em todas as plataformas. Aconselhamos que inicialmente faça testes para perceber de que forma o cronjob afeta o desempenho do site. As tarefas gastam bastantes recursos do servidor , o que pode fazer com que o site deixe de estar online. Caso isto aconteça, contacte o seu serviço de webhosting.
2 – Também em Settings, mas dentro do menu Google Authorship deverá configurar quem é o autor ou dono dos conteúdos. Garante-se assim que os conteúdos são originais e pertencem, de facto, ao seu website.
É nesta etapa que você escolhe finalmente para onde quer enviar os conteúdos. Segue a lista de plataformas da Web 2.0 onde pode sindicar os seus posts: Blogger, Delicious, Diigo, Facebook, Friend Feed, Identi.ca, Live Journal, OnlyWire, Plurk, Twitter, Tumblr, TypePad e WordPress.
Em Submission History pode acompanhar todos os conteúdos que foram sindicados. Além do título do post, vê também a data da publicação na rede social, assim como o nome da plataforma em que o conteúdo foi publicado.
Aqui encontra a fila de espera com os conteúdos que vão ser processados pelo . Poderá ver com exatidão a hora a que o processo vai ocorrer, sendo que deve estar atento nos primeiros testes para perceber se coincide com períodos em que o site está em baixo. Se tal acontecer, reduza a frequência de publicações ou contacte o seu serviço de alojamento.
Ao clicar no menu de Support (Assistência Técnica) será automaticamente redirecionado para o website da equipa de Sean Donahoe. Lá poderá navegar pelas várias categorias com soluções para problemas que costumam surgir. Se mesmo assim não resolver a situação, pode submeter uma nota e aguardar pela resposta personalizada.
OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS:
– Quem é Sean Donahoe? Conheça este guru do Marketing Digital
– Promote Me Pro: A fórmula de sucesso nas redes sociais
– Rapid Content Lightning Wizard: escrever conteúdos sem carregar nas teclas