4 Formas gratuitas de como fazer análise da concorrência
Não há nenhuma empresa que atue sozinha no mercado. Analisar a concorrência é uma etapa fundamental para que possa estar sempre um passo à frente dos seus “inimigos”. Mas como é que podemos medir o grau de competência dos nossos concorrentes na Internet?
Leia este artigo até ao fim e descubra como fazer uma análise da concorrência que lhe permitirá saber se está ou não bem posicionado em relação aos seus adversários. Faça o estudo dos concorrentes, analise aquilo que eles fazem bem e procure fazer ainda melhor.
Mas como? Para o ajudar, criamos uma lista que conta com uma série de ferramentas que o ajudarão a avaliar qual o desempenho da sua concorrência. Todas as ferramentas são gratuitas e dão-lhe acesso a informações valiosas, como o PageRank ou os links que estão a apontar para os sites dos seus concorrentes.
Torne-se o melhor entre os melhores, estude o adversário e direcione os seus esforços para aquilo que realmente importa: ser o número 1 do seu nicho de mercado! Passemos agora da teoria à prática e comecemos a enumerar as ferramentas que vão mudar a vida do seu website.
Como fazer a análise da concorrência
PR Tracking
O Page Rank é um dos algoritmos usados pela Google para ordenar, por grau de importância, os milhares de milhões de websites que fazem parte da rede. A fórmula matemática atribui a cada página uma avaliação de 0 a 10, equivalendo 10 à pontuação máxima e 0 à mínima.
Para saber qual o seu PageRank e compará-lo com o dos seus concorrentes só tem de utilizar o PR Tracking. Esta calculadora de PageRank é extremamente simples: só tem de inserir o URL do site, inserir o código CAPTCHA e já está.
Traffic Estimate
O Traffic Estimate é uma ferramenta que nos diz qual o número estimado de visitantes que cada site tem. A rastrear páginas desde 2004, esta poderosa ferramenta da Internet permite-lhe perceber qual o potencial do mercado em que está inserido.
Devemos, no entanto, salientar que se tratam apenas de estimativas que podem não corresponder à realidade. Ainda assim, as diferenças entre si e a sua concorrência permitem-lhe ter a perceção de quem se encontra melhor posicionado dentro do seu nicho.
Backlink Watch
Nesta ferramenta podemos procurar os links que redirecionam para os sites da concorrência. Porquê? Porque ao realizarmos esta tarefa estamos a encontrar links interessantes que aos quais poderemos também nós associar o nosso site.
No final, é possível reunir uma lista de diretórios, organizações e fóruns que estão neste momento a apontar para nós e para os nossos concorrentes. A vantagem é enorme, já que no futuro poderemos levar a cabo ações estratégicas que aumentem o link building do site.
Monitorização de redes sociais
Este tópico não é propriamente uma ferramenta em si, mas mais uma tarefa que inclui várias ferramentas sobejamente conhecidas: as redes sociais. Afinal, não há dúvidas de que identificar as redes sociais em que os nossos concorrentes atuam é uma grande mais-valia.
Ao fazê-lo estamos a perceber concretamente os locais onde a concorrência atua e a identificar em que redes sociais podemos apostar para que possamos desempenhar um trabalho melhor do que o dos nossos adversários.
É comum muitas empresas possuírem apenas conta no Facebook e no Twitter, e negligenciarem por completo o YouTube, por exemplo. Ao fazer uma análise da concorrência podemos perceber que uma aposta no vídeo pode ser uma forma de nos diferenciarmos e de ganharmos terreno numa área que não é trabalhada pelos nossos concorrentes.
Como dizia Sun Tzu, em “A Arte da Guerra“, “aquele que não antecipa os movimentos do adversário e o subestima, será capturado por ele”. Faça um estudo dos seus oponentes, antecipe ações estratégicas e torne-se líder do seu nicho de mercado. Ponha em prática estas ferramentas e comece já a trilhar o seu próprio caso de sucesso.
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