Talvez você administre uma grande ou pequena empresa. Ou atua como um profissional freelancer ou, quem sabe, pretende investir na criação de conteúdo online para obter algum lucro.
Enfim, o fato é que saber como criar um site é fundamental para ser ter sucesso em todos esses objetivos.
Por meio de um site você tem um espaço para divulgar a sua empresa e os seus serviços, bem como interagir com o seu público. Além disso, você acha que para entrar em contato com alguma empresa as pessoas vão recorrer à lista telefônica?
Nada disso, é no Google o lugar onde as pessoas realizarão as suas pesquisas. Por isso, nos dias de hoje, a presença online não é apenas um requisito opcional, ela é um requisito fundamental.
E falando em investir na presença online, quem quer ter um site a hora é agora. Poucas vezes se viu tanta tecnologia a favor de quem quer estar na internet. A prova disso são as ferramentas para a criação de sites.
, Joomla!, Wix, Webnode, opções não faltam quando o assunto é um site para chamar de seu. Porém, devido a recursos como plugins, templates e facilidades de aprendizagem, o WordPress deve estar no topo das alternativas.
Se você quiser saber mais sobre como criar sites e não conhece tanto de tecnologia, sugerimos que confira este post que fala sobre criadores de site. É bem interessante a parte sobre webnode é bom que aborda a maioria de suas questões sobre o uso deste tipos de ferramentas.
E lembre-se, tudo começa com uma boa companhia de alojamento de sites. E nesse sentido recomendamos a Hostinger. Com excelentes preços e grande benefícios. Mas veja o passo a passo.
Para quem quer saber como criar um site, é importante conhecer alguns procedimentos básicos para isso. Um deles é a escolha de domínio.
O domínio é o endereço do seu site, ou seja, é o nome que os usuários irão digitar para acessar o seu site. Imagine, por exemplo, que a internet é uma imensa cidade onde os sites são os prédios.
Sendo assim, se você quer que o público e as pessoas em geral conheçam e cheguem até o seu apartamento, é fundamental que você forneça para elas o seu endereço correto.
Existem maneiras válidas de escolher e registrar o domínio do seu projeto. Uma delas é fazer isso por meio de empresas que trabalham no segmento de alojamento de sites. O procedimento geralmente é rápido e barato.
Para escolher um domínio de site é importante levar em consideração algumas dicas importantes, tais como:
Se o domínio é o endereço do seu site, é importante que ele seja simples, de fácil memorização e não deixe o seu público em dúvidas na hora de digitá-lo. Por isso, dê preferência para nomes curtos.
Evite palavras complicadas, com muitas letras e estrangeirismos, assim como evite números e hífens. Eles podem tornar difícil a pronúncia e a digitação do seu domínio.
Extensão de domínio são aquelas três letrinhas após o ponto. Para sites governamentais há extensão “.gov”, já para aqueles sites de instituições educacionais há a extensão “.edu”.
Para sites que são empreendimentos comerciais há a famosa “.com”. Porém, há opções diferenciadas como a “.net”, a “.info”, a “.store”. Se você encontrar uma extensão que seja diferente e combine com o seu negócio, ela pode ser uma alternativa interessante.
Pensando ainda na comparação com os prédios, o domínio é o endereço do seu apartamento, já o alojamento de site pode ser o edifício.
É importante lembrar que escolher um bom alojamento para o seu site é fundamental para a segurança e o desempenho dele. Além disso, hoje em dia é possível contar com empresas que oferecem para os sites diferentes tipos de alojamentos.
A Hostinger, empresa internacional, oferece diferentes tipos de alojamentos para os mais variados tipos de sites. Sendo assim, para aqueles sites de pequeno e médio porte, há o alojamento compartilhado, em que o seu site divide espaço com outros.
Esse tipo é o mais recomendado para blogs que funcionam como portfólio profissional, blogs pessoais e sites institucionais.
Já para projetos maiores, você pode optar por alojamento dedicado, VPS, ou pelo Cloud. Eles são ideais para sites que possuem um grande número de páginas e arquivos.
Entre os projetos que mais se adaptam a esse alojamento mais robusto estão sites de grandes instituições bancárias, blogs que denotam um elevado número de acessos e lojas online.
Após definir o seu domínio e qual será o seu tipo de alojamento, chega a hora de optar pela melhor plataforma. Nesse caso, o WordPress ganha disparado, ainda mais diante da sua ampla variedade de templates.
Se o seu projeto online tem a ver com turismo, há templates apropriados para isso. Futebol, astronomia, literatura, humor e entretenimento? Templates para esses assuntos não faltam.
O WordPress também é intuitivo, o que facilita ao máximo o trabalho de criação, edição e administração das postagens. Por meio dessa plataforma você pode utilizar vários de postagens em seu site, desde vídeos, texto, áudio e gráficos.
Como o WordPress é a plataforma mais recomendada tanto para quem já possui um site web quanto para quem quer criar um, vale destacar que a Hostinger também atua com alojamento WordPress, que é ideal para quem possui um site nessa plataforma.
Além disso, a empresa trabalha com o autoinstalador WordPress, trazendo mais praticidade para o usuário.
Não há segredos para quem quer saber como criar um site. Atualmente todas as ferramentas estão à disposição, basta ir atrás. Portanto, para você consolidar a sua presença online e melhorar ainda mais o seu negócio no ambiente online, não deixe de seguir essas dicas.