Não tem muitos likes? Saiba como compartilhar conteúdos de sucesso
Uma ideia que todos os comunicadores devem ter presente é que de nada serve escrever sem pensar na audiência. Graças às redes sociais, é possível ter cada vez mais noção se o nosso trabalho está a ter uma boa receptividade e tal pode ser mensurado através de cliques, likes e shares. Não está a ter os resultados que pretendia? Então, leia este post e aprenda como compartilhar conteúdos de sucesso.
Embora a informação possa ser realmente interessante, há uma estrutura que deve ser seguida para que consiga ter sucesso junto da sua audiência. Mais uma vez, não importa se o conteúdo de um artigo é relevante, se ninguém se der ao trabalho de clicar na publicação. Um texto apelativo e uma boa descrição são meio caminho andado para captar a atenção do utilizador, mas o que mais fazer para ter sucesso nas redes sociais?
Bem, neste post, deixamos-lhe algumas dicas para que os seus artigos sejam partilhados e repartilhados nas redes sociais. No fundo, só tem de repensar a forma como apresenta a informação e tratá-la para que fique (ainda) mais interessante. Como fazer isto? Leia as nossas dicas.
Dicas de como compartilhar conteúdos
Título apelativo
O primeiro passo para chamar a atenção dos que vagueiam pelas redes sociais é garantir que a sua partilha tem um título apelativo. O melhor a fazer será jogar com o conteúdo e apresentá-lo como se fosse uma novidade, algo engraçado ou até curioso. Se preferir, pode fazer também fazer uma pergunta que aguce o apetite do leitor. Acima de tudo, o importante é que o seu título se destaque da enchente de informação que nos chega diariamente.
Partilha fácil
Se quer que as suas publicações sejam propagadas pela Internet, tem de se assegurar de que os utilizadores o podem fazer com facilidade. O que quer isto dizer? É simples: inclua botões de partilha das redes sociais no final de cada post que publicar no blog. Assim, no momento em que o utilizador terminar de ler o artigo, pode carregar no botão e fazer a partilha automaticamente. Atenção: esta regra deve aplicar-se tanto a páginas nos computadores como em dispositivos móveis.
Otimização para redes sociais
Ao publicar um novo artigo no seu blog, utilize uma ferramenta de SEO – como o Yoast – para determinar por pré-definição que imagem, descrição e título aparecerão na miniatura da publicação. Esta estratégia pode ser aplicada a diferentes redes sociais e garante que, no momento em que o utilizador partilhar o link, aparecerá a informação certa.
Otimização para o Google
A competição pela atenção dos internautas não se dá só nas redes sociais. Chegar ao primeiro lugar da Pesquisa Orgânica do Google não é fácil, mas, mesmo que esse lugar esteja garantido, há fortes probabilidades de que o texto perca para outro que aparece em segundo lugar, mas com um título otimizado. Quando falamos em estar otimizado não nos referimos apenas ao facto de ser apelativo, mas também de surgir com o número de caracteres correto para que não seja “comido” pelo Google.
Otimizadas para o Pinterest
Ao partilhar fotografias no Pinterest, verifique se estão devidamente otimizadas para a rede social. Embora muitos utilizadores desconheçam, a verdade é que nesta rede social as fotografias verticais são melhor sucedidas do que as horizontais. Para se certificar de que têm todos os retoques que lhe vão garantir sucesso, edite as fotografias na ferramenta Canva. Relembramos ainda o botão Pin It, que já avaliamos neste post, que agiliza as publicações nesta rede social.
Partilha automática nas suas contas
Quando mais partilhar, maiores são as probabilidades que as pessoas o vejam. Embora até possam ser conteúdos mais empresariais, a verdade é que se colocar um lado pessoal no trabalho que faz pode sempre usar o seu perfil do Facebook e de outras redes sociais para divulgar os seus artigos. Há fortes probabilidades que os seus amigos possuam os mesmos interesses que você e acabem eles próprios por ver e partilhar o conteúdo que publicou.
Partilhar em comunidades
Existem inúmeras comunidades e fóruns dedicados a tudo e mais alguma coisa. Uma das técnicas mais comuns para que os seus artigos sejam partilhados e aumentem o número de visitas é deixá-los em espaços de discussão onde costuma participar ativamente. A técnica pode até fidelizar alguns internautas que, se gostarem daquilo que divulgou, poderão tornar-se seguidores assíduos do seu website ou blog.
Partilha via e-mail
No nosso blog é frequente dedicamos novos conteúdos a e-mail marketing. Por isso, não é de admirar que esta estratégia esteja incluída nesta lista. Recorrendo a ferramentas como Aweber ou o , pode enviar para a sua lista de e-mails um mensagem a promover uma determinada publicação que tenha acabado de sair.