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Como analisar o Rastreamento do seu website no Google Webmasters

Como analisar o Rastreamento do seu website no Google Webmasters

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Como analisar o Rastreamento do seu website no Google Webmasters é um post concebido para ajudá-lo a entender esta funcionalidade muito importante para o sucesso da sua Estratégia Digital.

Existem vários tópicos relevantes no Google Webmasters, que é realmente uma ferramenta fantástica para quem deseja realmente ganhar dinheiro na Internet. Enumeramos neste artigo os tópicos mais importantes para obter êxito nas suas acções online. Como sempre, consideramos fundamental analisar, interpretar e agir de acordo com as melhores ferramentas disponíveis.

Como Analisar o Rastreamento – Melhorias de HTML

A página Melhorias de HTML mostra possíveis problemas encontrados pelo Google durante o processo de rastreio e indexação do site. É recomendável examinar este relatório regularmente para identificar alterações que potencialmente aumentam a classificação nas páginas de resultados de pesquisa do Google, enquanto fornecem uma melhor experiência aos utilizadores.

Estas questões não evitam o rastreamento e a indexação do site, mas dedicar atenção a estes dados pode aprimorar a experiência do utilizador e até mesmo ajudar a direcionar o tráfego para o site. Por exemplo, o texto de meta descrição e título podem aparecer nas páginas de resultados de pesquisa (textos descritivos e úteis têm mais chances de receber mais cliques).

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Entre os dados incluídos nesta análise estão:

– Problemas com títulos: problemas potenciais com a tag de título nas páginas, como títulos de página ausentes ou repetidos.

– Problemas com meta descrições: problemas potenciais com meta descrições em falta, duplicadas e/ou problemáticas.

– Conteúdo não indexável: páginas com conteúdo não indexável, como arquivos em rich media, vídeo ou imagens.

Como Analisar o Rastreamento – Erros de rastreio

A página de Erros de rastreio fornece detalhes acerca dos URLs do website que o Google tentou indexar, mas aos quais não conseguiu aceder.

A página de erros de rastreio mostra também, além do separador web que relaciona com o uso de computadores que acedem à internet, os erros referentes a dispositivos móveis, fornecendo detalhes acerca de problemas encontrados ao indexar URLs no website para dispositivos móveis.

Erros de URL: esta secção apresenta erros que o Googlebot encontrou ao tentar indexar URLs específicos. Na maioria dos casos aponta especificamente o erro com o código 404.

 

O erro 404 é um código de resposta HTTP que indica que o website pode comunicar com o servidor, mas ou o servidor não conseguiu encontrar o que foi pedido ou foi configurado para não cumprir o pedido e não revelar a razão, ou ainda que a página não existe mais. Este erro 404 não deve ser confundido com outros erros nos quais uma conexão para o servidor de destino não pôde ser feita.

Para além de listar todos os URLs que teve dificuldades em indexar, os Erros de Rastreio indicam o tipo de problema e, sempre que possível, a página ou páginas onde encontrou o erro. Os URLs mais importantes aparecem em primeiro lugar.

Quando estiver resolvido o problema que originou o erro num URL em concreto, podemos ocultar esse URL da lista. Basta selecionar a caixa de verificação junto ao URL e, em seguida, clicarmos em Marcar como resolvido.

O URL será removido da lista. (No entanto, caso o problema não esteja resolvido, o URL reaparecerá na lista da próxima vez que o Googlebot proceder à respectiva indexação.)

ACÇÃO RECOMENDADA: pode gerar também o relatório de erros na ferramenta online de optimização designada GT Metrixhttp://gtmetrix.com/. O relatório ficará disponível em ficheiro pdf com os dados de Webmasters – Rastreamento. Pode depois utilizar estas listas do webmasters e GT Mterix para optimizar os dados técnicos do seu website.

Como Analisar o Rastreamento – URLs bloqueados

A página “URLs bloqueados” lista os URLs que o Google não conseguiu rastrear devido a restrições no arquivo robots.txt. Pode gerar o robots.txt do seu website em vários ferramentas online, sendo depois fundamental inserir o mesmo ficheiro no FTP que suporta o seu website.

Como Analisar o Rastreamento – Estatísticas de rastreio

As estatísticas de rastreio fornecem informações sobre a atividade do Googlebot no website no decorrer dos últimos 90 dias. Estas estatísticas têm em conta todos os tipos de conteúdo transferidos (como CSS, JavaScript, Flash, ficheiros PDF e imagens).

Também incluem obtenções do AdSense, bem como obtenções de alguns produtos Google, tais como Google Notícias e Imagens do Google. As estatísticas de rastreio só estão disponíveis para Web sites confirmados.

Neste sentido, para ajudar à leitura do Google, deverá cadastrar directamente o seu website no Google em http://www.google.com.br/intl/pt-BR_br/add_url.html e no Bing em http://www.bing.com/toolbox/submit-site-url

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