Como usar o E-goi para inserir códigos QR nos e-mails
Com o crescimento do número de utilizadores de tablets e smartphones foi necessário repensar estratégias e melhorar a usabilidade. O objetivo é tornar tudo mais simples e fazer com que um possível cliente aceda ao site onde quer que esteja – na paragem do autocarro, enquanto espera pela vez no consultório ou numa esplanada à beira-mar.
É nesta sequência que lhe falámos-lhe de QR Codes ou, em português, Códigos QR. Nunca ouviu falar de tal coisa? Pois, talvez o nome até possa ser estranho, mas certamente já viu (ou até já usou) bastantes.
QR é uma sigla para “Quick Response” (Resposta Rápida) e denomina aqueles quadradinhos pixelizados, em que basta usar uma app de QR Code Reader (como esta), apontar a câmara do smartphone e ir diretamente a um site. Experimente com o código em cima, por exemplo.
O sistema surgiu em 2003, foi desenvolvido desde então, e começou a ser mais usado nos últimos anos. Atualmente pode ser integrado em vários formatos, dos e-mails aos SMS. E é precisamente aos primeiros a que hoje damos destaque. Porquê? A resposta é simples e surge na forma de outra pergunta: afinal, quantas vezes consulta o e-mail no telemóvel? Provavelmente, várias vezes ao dia.
Foi a pensar nestas pessoas que a desenvolveu um serviço que permite enviar o que quer que seja através de códigos QR. Para ter uma ideia das possibilidades, imagine que enviava um código QR para todos os usuários de smartphones; com esse código, os clientes poderiam dirigir-se à loja física e usufruir de uma determinada promoção.
Esta é só uma das muitas ideias que pode aplicar na sua estratégia e que seguramente estimulariam uma boa relação com os seus consumidores. Passando agora à prática, vejamos passo a passo como pode utilizar o E-goi para criar e enviar códigos QR via e-mail marketing.
Criar códigos QR através do
O primeiro passo é aceder ao editor e criar uma campanha com um elemento de texto. Lá pode escrever aquilo que entender. O segundo passo é selecionar o botão com a opção código QR. A partir daí abrirá o gerador de códigos QR, que lhe permite escolher que tipo de elemento quer codificar, a cor e as dimensões.
Se o código a enviar for igual para todas as pessoas, você dá o seu trabalho terminado por aqui e pode passar os próximos passos à frente. Se, por outro lado, quer oferecer um voucher ou fazer uma promoção individual, ou seja, que não possa ser descontada uma segunda vez, o melhor é continuar a ler.
Para criar um código único para cada cliente tem de criar um elemento que também seja único. Portanto, o melhor será criar um código de cliente – isto é, um código interno que a empresa atribui a cada um dos subscritores. A vantagem está obviamente no facto de não haver outro igual e de ser fácil organizar toda a informação.
Pegando num caso prático, imaginamos que quer enviar o código QR para o o Cliente X, cujo número de registo é 3580923. Então, só tem de escolher a opção de “texto” em “elemento a codificar e depois colocar o numero. No final, clique em “gerar código QR” e já está.
Mas é necessário repetir o processo para todos os clientes? Claro que não. Depois de fazer a primeira vez, só precisa de usar a lista previamente importada com os códigos de cada cliente. A partir daó, é só clicar duas vezes no código QR, selecionar texto e colocar o código de personalização correspondente ao cliente (!extra_field_ + número do cliente). Gerar código e já está.
Depois de criar o código QR, há outro passo a dar. Chamamos a ATENÇÃO daqueles que passaram à frente os últimos passos relativos à personalização do cliente, pois também eles terão de de criar um segmento na lista do . Isto servirá para que só os clientes com smartphone recebam o código QR no e-mail. A partir daí, é só deixar a campanha correr. O resultado final será qualquer coisa como isto:
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