Quando falamos de construção de websites, há um ingrediente que não pode ficar de fora. A facilidade com que transformam tarefas complexas em ações simples faz com que os CMS’s se tenham tornado muito populares. Hoje já não são só os blogger que os utilizam e há até inúmeras empresas a apostar nesta forma simples de gerir conteúdos.
Mas, antes de avançarmos, afinal o que é um CMS? O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (Content Management System – CMS) é um aplicativo que, depois de instalado, lhe fornece a plataforma para que possa gerir e publicar as páginas do seu website, os posts do seu blog ou os produtos da sua loja online.
Qual a vantagem? Como já referimos, a facilidade: para publicar conteúdos tem ao seu dispor um interface intuitivo, equipado com um conjunto de aplicativos que o ajudam a executar tarefas específicas. Não tem de lidar diretamente com códigos complicados: basta inserir os conteúdos e clicar nos botões certos para fazer negritos, hiperligações, inserir imagens, entre outros.
As funcionalidades dos sistemas de CMS vão além da gestão de conteúdos: é aqui que pode alterar a aparência do seu website recorrendo a templates gratuitos ou personalizados que pode comprar a preços acessíveis. Se o template não tiver todas as funções de que necessita, pode sempre recorrer a uma série de plugins, extensões que acrescentam novas capacidades ao seu website.
Inicialmente ligados ao fenómeno da blogosfera, os CMS’s evoluíram e agora servem como estrutura para milhões de websites espalhados por todo o mundo. O segredo por detrás do sucesso está nos resultados profissionais e na diversidade de recursos que podem ser facilmente utilizados por qualquer um.
Para tirar partido de todas as potencialidades do CMS para a sua empresa ou website pessoal, o melhor será apostar em alojamento especializado já otimizado para os Sistemas de Gestão de Conteúdo.
Embora existam vários CMS’s no mercado, destacam-se dois. Na altura de escolher, a dúvida é: WordPress ou Joomla? Para o ajudar a tomar a decisão, apresentamos-lhe abaixo as principais características de cada um.
O WordPress é uma das ferramentas de gestão de conteúdos mais usada em todo o mundo. Se deseja dar uma aparência profissional ao seu website ou blog, pode encontrar no WordPress todos os recursos para que isso aconteça. Especialmente maneável e simples de usar, o WordPress foi criado a partir do sistema b2/cafelog que hoje já não existe.
Nos últimos anos, há cada vez mais internautas a confiar nos serviços deste sistema devido à interface simples, às suas características para a gestão de conteúdos e ao seu tipo de licença de código aberto. A codificação e estrutura do WordPress é lida facilmente pelos motores de busca, sendo por isso a escolha ideal para quem tenciona investir em Marketing Digital.
A solução é também indicada para sites de pequena e media dimensão que pretendam conjugar vários recursos. A diversidade de plugins e templates permite expandir as funcionalidades do site que é capaz de albergar inúmeras potencialidades. para consultar os vários templates disponíveis.
O Joomla é um sistema de gestão de conteúdo muito flexível que permite a separação entre design, programação e conteúdo. Desta forma, pode gerir qualquer elemento do website sem afetar diretamente um dos outros websites. Este sistema permite a criação de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, catálogos de produtos, entre outros.
Essa plataforma é feita na linguagem PHP e gerida diariamente por uma ampla comunidade de Webmasters, o que faz com que a evolução nunca pare. Sem grandes complicações, pode instalar componentes na interface com o intuito de facilitar o seu trabalho, nomeadamente plugins e widgets.
Posto isto, podemos dizer que o Joomla oferece a organização estrutural de código que todos os programadores desejam. Para facilitar o processo de instalação e configuração do CMS, visite o JoomlaShine e encontre vários templates e extensões.