Tutorial: como bloquear sites da Internet?
Há websites na Internet cujo acesso nem sempre é conveniente: websites que não quer que os seus funcionários consultem durante as horas de trabalho – o Facebook é um bom exemplo – ou conteúdos web que quer manter afastados dos seus filhos, quer pelo conteúdo inapropriado ou porque só devem usar o computador para estudar.
A maioria das pessoas desconhece totalmente que bloquear um site é na verdade um processo muito simples. Não é necessário saber complicados códigos de programação, investigar as profundezas do seu computador ou instalar programas duvidosos que andam pela Internet. Tudo o que precisa é de seguir o tutorial que hoje lhe trazemos.
Se estiver buscando alternativas de entretenimento, confira os diversos jogos disponíveis nos casinos online.
Está pronto para começar?
Como bloquear sites: passo a passo
O método que apresentamos tem como base o Bloco de Notas do Windows (ou algum outro editor de textos). Assim que concluir este tutorial, terá bloqueado todos os websites que deseja assim como qualquer programa que esteja associado a esse sítio web.
Passo 1
Comece por se dirigir ao ícone do bloco “Bloco de Notas”. Assim que o encontrar, clique sobre o ícone com o botão direito do rato. Vai abrir uma pequena janela com várias opções.
Seleccione a opção: “Executar como administrador” e abra então o documento.
Passo 2
Com a ajuda do rato, selecione agora a opção “Ficheiro” na barra superior do documento e, consequentemente, na opção “Abrir”.
Passo 3
Abra uma janela qualquer no seu computador e, na barra de navegação, coloque o seguinte endereço:
C:\Windows\System32\Drivers\Etc
O que acontece? Basicamente, abre uma pasta muito escondida no computador chamada “etc”. De seguida selecione, em baixo, a opção de modo a ficarem visíveis “Todos os ficheiros”.
Passo 4
Nesses ficheiros que aparecem, selecione o arquivo “Hosts” e clique em “Abrir com” Bloco de Notas.
Passo 5
Chegou o momento de bloquear o website. Tudo o que precisa de fazer é então inserir no fim do documento o número do seu local host (o número que surge na penúltima linha do documento) e, logo de seguida, o URL do website que deseja bloquear no computador.
Se fosse o Facebook, por exemplo, o documento ficaria com o seguinte aspeto:
Não se esqueça de manter um espaço entre o número e o endereço e de colocar um ponto final logo a seguir ao URL.
Passo 6
Em seguida, regresse a “Ficheiro” e seleciona a opção “Guardar”. Atenção: se selecionar a opção “Guardar Como” o website não fica bloqueado.
Passo 7
Terminados os passos anteriores, é isto que vai acontecer quando tentar aceder ao website que bloqueou:
Nota: para desbloquear o website, basta regressar de novo ao documento “hosts” e eliminar a linha de código que acrescentou.