Black Friday 2021: 10 Estratégias digitais para aumentar as vendas do seu site
Aproxima-se uma data de excecional importância para os negócios online: a Black Friday. Se o canal de vendas online se revelou de extrema importância durante todo o ano passado, inclusive na Black Friday 2020, para este ano não se esperam grandes alterações, ainda que as lojas físicas já apresentem menos restrições à entrada e permanência de clientes dentro das suas instalações.
10 Estratégias digitais para aumentar as vendas do seu site
Aposte em landing pages
Crie landing pages personalizadas para a Black Friday. Isto irá não só ajudar a sua marca a criar uma vantagem competitiva, como também fará com que aumente o número de contactos e, consequentemente, a taxa de conversão.
Por exemplo, em troca de uma oferta ou promoção especial, pode pedir aos utilizadores que preencham um formulário em que estes deixem os seus contactos que, uma vez registados na sua base de dados, serão importantes nas suas campanhas de marketing de modo a converter leads em clientes.
Invista em e-mail marketing
A Black Friday é só no dia 26 de novembro, mas de forma a aumentar a visibilidade da sua marca e preparar o terreno para esse dia tão importante para o consumidor, pode criar uma pré-campanha onde aproveite para antecipar algumas ofertas e promoções.
Uma boa forma de o fazer é através do e-mail marketing, uma vez que esta ferramenta lhe vai permitir oferecer promoções diferenciadas e antecipadas aos consumidores, a fim de despertar neles a necessidade de compra.
Personalize ao máximo as mensagens enviadas, pois ao fazê-lo os e-mails tonar-se-ão em conteúdo relevante e potencializador de negócios.
Ofereça meios de pagamento adequados aos hábitos dos consumidores
Ainda que prepare convenientemente o seu site de e-commerce para vender na Black Friday 2021 do ponto de vista do Marketing e da Logística, se o processo de check-out (finalização de compra com o pagamento) for lento e apresentar meios de pagamento online desadequados aos hábitos dos consumidores, é muito provável que o carrinho de compras seja abandonado.
Para que isso não aconteça, há que prestar uma atenção especial aos meios de pagamento online que coloca ao dispor dos seus clientes. Encontramos o exemplo de uma opção segura e vanguardista no REDUNIQ@Payments, uma solução que simplifica todo o processo de pagamentos à distância em termos de tempo e custos, mesmo que não tenha um site e venda através dos marketplaces.
Desenvolvido pela REDUNIQ, especialista no desenvolvimento de soluções de pagamentos online, o REDUNIQ@Payments é um meio de pagamento online “chave na mão” que lhe vai permitir receber pagamentos por WhatsApp, e-mail, SMS, por cartão Multibanco, Visa e Mastercard, por referência Multibanco ou MB WAY e, consequentemente, captar mais clientes para o seu negócio digital.
Da mesma REDUNIQ vem uma outra solução para aceitar pagamentos provenientes de e-commerce, mas desta feita mais direcionado para lojas online profissionais. Denominado REDUNIQ E-Commerce, esta solução vai permitir que o site, através de um processo de integração simples, aceite pagamentos online com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard, referência Multibanco e MB WAY.
Potencie a presença orgânica nos motores de pesquisa
Para que o seu site ocupe lugares cimeiros nos motores de busca e, como tal, seja facilmente encontrado pelos consumidores, é importante que desenvolva conteúdos de forma antecipada para criar histórico e reforçar a sua presença orgânica através de boas práticas de SEO.
Quanto mais facilmente os utilizadores encontrarem a sua marca nos motores de pesquisa, menos terá que investir em conteúdo pago e melhores resultados irá obter.
Investa em tráfego pago
Se só agora começou a apostar na promoção da presença orgânica do seu site nos motores de busca, não terá tempo de ver os resultados a tempo da Black Friday 2021. Nestes casos, a estratégia deve passar por investir numa estratégia de tráfego pago, como é o caso dos Facebooks Ads, Google Adwords ou links patrocinados, para ganhar visibilidade nos motores de pesquisa e, assim, aumentar o trafego e o ROI.
Aposte no mobile
A democratização do smartphone e a facilidade que este dispositivo proporciona aos consumidores na hora de pesquisarem e comprarem produtos online, faz com que deva proceder à otimização do seu site para dispositivos mobile.
Para obter bons resultados durante a Black Friday (e durante o resto do ano), faça otimizações que, entre outras coisas, adaptem as suas páginas web para qualquer dimensão de ecrã, melhorem a velocidade dos seus sites e que lhe permitam a criação de campanhas de tráfego pago direcionadas para smartphones.
Aproveite o potencial das suas redes sociais
Uma campanha de marketing que se queira de sucesso, não pode deixar de lado o potencial das redes sociais enquanto ferramenta de atração de clientes. Por isso, foque-se na conceção de conteúdos atrativos e criativos para o seu Facebook e Instagram antes e durante a Black Friday 2021. Lembre-se que as redes sociais são, na maioria os casos, a única ponte de comunicação entre o seu negócio e os clientes.
Acompanhe as métricas de desempenho
Acompanhe as métricas de desempenho no seu site e páginas de redes sociais: ações na página, visualizações, “gostos”, alcance, envolvimento, mensagem e vídeos.
Estes relatórios são de extrema importância para saber não só se a sua marca atingiu os objetivos a que se propôs, como se apresenta como uma importante ferramenta para otimizar as suas estratégias de marketing, em especial numa data tão preponderante para um negócio online como a Black Friday.
Por exemplo, a solução Facebook Insights permite-lhe acompanhar métricas e perceber qual o seu consumidor tipo ajudando-o a aperfeiçoar os seus conteúdos.
Personalize a experiência de compra
Aumentar as vendas do seu site durante a Black Friday implicará, também, estar mais próximo das necessidades dos seus clientes. Compilar, analisar e interpretar os dados comportamentais do consumidor é fundamental para providenciar um serviço de maior qualidade e, com isso, potenciar as vendas.
Empresas como a gigante Amazon utilizam os dados pessoais online (livremente e conscientemente fornecidos) como consultas de pesquisas, visitas a páginas e histórico de compras para personalizar a experiencia de compra e atender da melhor forma as exigências dos seus clientes.
Para além desta análise comportamental, pondere, se o tempo o permite, a introdução de chatbots que possam fazer o pré-atendimento do cliente, como o responder a perguntas sobre um produto ou discutir uma reclamação.
A estes elementos pondere ainda a utilização de realidade virtual no display dos produtos no site e, como vimos, meios de pagamento simplificados. Tudo junto, estes são elementos que o vão ajudar a personificar o atendimento ao cliente minimizando a distância que o digital produz.
Aperfeiçoe a Logística de entrega
Espera-se um grande número de compras online durante a Black Friday, compras que terão de ser entregues a tempo e horas aos seus compradores.
Para que a logística de entrega não lhe valha reviews negativas que afastem potenciais clientes, estude as modalidades que os vários serviços de encomenda lhe oferecem e escolha aquela que não se só se melhor adeque ao seu negócio, como também mais favoreça o seu cliente pois pode estar em causa, por exemplo, a cobrança (ou não) dos custos de transportes.