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Combata as 3 barreiras estruturais ao marketing digital

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Combata as 3 barreiras estruturais ao marketing digital

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O investimento em estratégias digitais por parte das empresas portuguesas é ainda muito reduzido, apesar de se verificar uma tendência para o crescimento. As empresas continuam a fazer baixos investimentos e a relegar o online para segundo plano, sobrestimando as potencialidades que o meio tem para oferecer.

Ainda assim, entre as empresas que procuram investir no Marketing Digital, verifica-se um aumento do uso de ferramentas. Apesar de fazerem mais do que as empresas que não investem no digital, o uso das redes sociais, e-mail marketing e até mesmo publicidade na web nem sempre resulta.

Atenção: hoje mais de 2/3 das empresas estão presentes nas redes sociais. Este é um facto. Ainda assim, o uso que fazem destes e outros canais não surte resultados. Porquê? A resposta é simples: o uso superficial destas ferramentas.

O que acontece, por norma, quando uma empresa cria uma página no Facebook?

1 Gerar comunidade de fãs (85% das empresas a cita este objetivo como sendo o seu principal);

2 – Realização de concursos e promoções (69%);

3 – Apenas 12% das empresas desenvolve métricas próprias de análise de resultados

Isto só prova que, apesar dos esforços para investir mais no digital, é necessária uma estratégia delineada que não tenha apenas como metas os objetivos acima. Aliás, nota-se que as empresas atravessam uma espécie de fase experimental, procurando testar diferentes ferramentas. Ainda não amadureceram.

Se 70% das empresas aumentar o investimento na área digital nos próximos anos, tal como previsto, a situação do digital em Portugal pode mudar significativamente.

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As 3 barreiras estruturais ao digital

Para além da falta de investimento no mercado digital, existem atualmente 3 barreiras estruturais que dificultam o desenho de uma estratégia digital. Ainda assim, com as metodologias corretas e a orientação de profissionais, é possível combater estas entraves.

1 – Insuficiente know-how digital – Quando falamos de digital, falamos de um conceito muito complexo, recente e repleto de novidades alucinantes. Sem um conhecimento das ferramentas, dos canais e das respetivas potencialidades é difícil definir uma estratégia de abordagem. Se procura realmente resultados, recorra a profissionais que estejam dentro da área do digital há alguns anos.

2 – Processos e idiossincrasias de mercado – A segregação da compra da criatividade e dos meios separa competências que no meio digital têm de viver juntas. Atualmente, as empresas definem a sua estratégia de marketing, subcontratam a compra de meios às agências de meios e os conceitos de comunicação a agências criativas.

3 – Inexistência de frameworks ou metodologias publicadas que ajudem a estruturar o desafio da estratégia digital – Ao contrário da estratégia empresarial ou militar, onde existem vastas referências, na temática digital ainda não existem muitos modelos fáceis de adotar. No Brasil, a Metodologia 8 Ps, de Conrado Adolpho, tem registado sucesso e começa agora a ser aplicada por empresas portuguesas.

Se procura resultados para a sua empresa, potencializando os recursos online, lembre-se: invista em profissionais que sejam capaz de delinear uma estratégia para o seu negócio.

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