Já utiliza o Azure Stack, serviço de cloud local da Microsoft?
Quem disse que só há paz e sossego nas nuvens? A Microsoft fez uma jogada que provou apenas o contrário. No mercado emergente da computação de dados em cloud, a empresa norte-americana anunciou no inicio de julho uma nova decisão e sistema que responde diretamente à sua concorrência e que tem como base a computação em nuvem local.
O novo serviço da Microsoft permite que os clientes usem tecnologia de computação em nuvem nos seus próprios servidores. Como disse, esta novidade que promete revolucionar o mercado e continuar a ser muito explorada nos próximos anos, foi estimulada pela necessidade de reorientar a linha de produtos da Microsoft para competir de forma mais eficaz com os rivais Amazon e Google.
A Azure Stack oferece as mesmas ferramentas de gestão, armazenamento direto e licenciamento idêntico ao do serviço de nuvem pública Azure, mas agora tudo isto pode ser executado nos próprios servidores da empresa. Na sua conferência Inspire, a Microsoft anunciou que parceiros como Dell EMC, HPE e Lenovo começarão a enviar o hardware que foi certificado para executar o Azure Stack a partir de setembro.
“Uma das principais diferenças que temos com o Azure, e contra os nossos dois maiores concorrentes no espaço da computação em nuvem, é a nossa capacidade de sustentar soluções híbridas verdadeiras”, disse Judson Althoff, vice-presidente-executivo de negócios comerciais mundiais da Microsoft, em declarações à imprensa.
A Azure Stack pode atender empresas em indústrias altamente regulamentadas ou em partes do mundo onde o uso da tecnologia ainda não é viável.
“Vimos muita procura reprimida dos clientes finais, bem como de provedores de terceiros que estão ansiosos para fazer uso desta solução”, disse o analista da Gartner, Ed Anderson. “Acredito que esta oferta proporcionará um impulso significativo para o negócio global em nuvem da Microsoft.”
NOTA: Este artigo foi publicado originalmente no Blog Ecossistema Digital com o título Azure Stack: conheça o serviço de cloud local da Microsoft