Nos últimos anos, um blog tornou-se em muito mais do que um canto virtual para partilhar os seus pensamentos e ideias. Hoje, há quem use a blogosfera como local de emprego, vivendo sobretudo do lucro que a página gera todos os meses. Isto é possível através de várias estratégias que incluem, por exemplo, anúncios patrocinados e programas de afiliados.
Seja qual for o seu blog, o sucesso continua sempre dependente dos internautas que o visitam. Para algumas pessoas, conseguir tráfego para o blog ou atrair as pessoas certas torna-se uma verdadeira dor de cabeça e, por vezes, um argumento para desistirem da página. Mas será realmente assim tão difícil conseguir tráfego?
Leia com atenção o nosso post porque apresentamos 10 dicas para que consiga aumentar o sucesso do seu blog e atrair mais tráfego.
Se ainda não está a usar técnicas de Search Engine Optimization (SEO) está a cometer um erro gigantesco. Aplicar estratégias para facilitar a leitura que os motores de pesquisa fazem da sua página é meio caminho andado para o sucesso. Por essa razão, que tipo de técnicas de SEO pode aplicar?
Primeiro, comece por otimziar as suas publicações, mesmo aquelas que já publicou há mais de um ano. Visita cada uma delas e certifique-se de que têm meta-tags e uma meta-tag principal que está presente no título, na descrição do post, no URL, no nome do ficheiro das imagens, entre outros. Assim, tece uma teia entre os diferentes elementos do blog, facilitando a leitura do Google e motores associados.
Para facilitar a tarefa, recomendamos que instale um plugin SEO no seu Sistema de Gerenciamento de Conteúdos. Para WordPress, recomendamos o plugin gratuito Yoast SEO. A extensão indica todos os pontos SEO que pode melhorar no seu blog.
Os concorrentes são seus amigos se quer realmente obter tráfego. Comece por investigar o sue nicho de mercado e por encontrar websites e blogs que aprofundem as mesmas temáticas que você. Comece a visitá-los, a perceber o que partilham e a ver quem os segue. Sugerimos mesmo que participe com comentários inteligentes e pertinentes, deixando assim uma marca no concorrente que pode ser vista por centenas de pessoas que fazem parte do seu público-alvo.
No seguimento da dica número 2, sugerimos que se registe em fóruns e diretórios relacionados com o tema do seu blog. Esta pode ser uma excelente maneira de gerar tráfego, atingindo de imediato público-alvo específico que pode ter interesse no seu blog.
As redes sociais estão na moda e têm um potencial gigantesco. Todos os dias, milhares de milhões de pessoas juntam-se nestes espaços virtuais para partilhar notícias, clicar “like” em posts e páginas, fazer comentários, entre uma série de outras atividades fervilhantes. Por isso, é vital que crie uma Página de Fãs (não um Perfil) do seu blog no Facebook, a maior rede social do momento e invista também no Twitter, Pinterest e Instagram.
O sistema de anúncios do Facebook tem um alcance enorme. Uma vez que esta rede social tem em conta o histórico dos seus utilizadores e o tipo de páginas em que fez “Like”, os anúncios tornam-se super segmentados, chegando apenas aos utilizadores que realmente podem demonstrar interesse em agir. Ao criar uma base de fãs na sua página do Facebook, está ainda a criar um novo meio para divulgar os conteúdos do seu blog.
Ao visitar as redes sociais de blogs concorrentes, sugerimos que partilhe algumas das publicações que aí encontra nas suas próprias páginas social media. Desta forma, está a aumentar o tráfego, reconhecendo a autoridade de outros e a deixar marcas nas suas páginas. No Facebook, por exemplo, aparece sempre uma lista de quem partilhou. No futuro, pode esperar ainda que os concorrentes façam o mesmo, promovendo assim o seu blog.
O e-mail marketing é um dos canais de comunicação mais importantes para uma empresa. Ao construir uma lista segmentada de subscritores que estão interessados no tema do blog, você têm na mão o poder de chegar a eles regularmente, levando-lhes informação pertinente e relevante. A meta principal do e-mail marketing é gerar tráfego, aumentar a credibilidade do seu blog e induzir à ação.
O YouTube não é apenas a maior plataforma de vídeos da Internet: é também o 2.º maior site da web. Reconhecendo então este potencial, recomendamos fortemente que invista em estratégias do Facebook, construindo um canal com vídeos originais ou partilhando vídeos de terceiros sem nunca violar direitos de autor. Recordamos que o segredo do YouTube passa também por usar o espaço da descrição do vídeo para colocar hiperligações que apontem para o seu blog.
No seu blog, é extremamente importante que os seus posts têm mais de 1000 palavras. Artigos com 3 parágrafos de 3 linhas transmitem de imediato uma ideia de desmazelo ao leitor e, por outro lado, são pontuados negativamente pelos motores de pesquisa. Um post não tem de ser monstruosamente grande mas tem a missão de prender o leitor, de captar a sua atenção e de o deixar motivado a agir.
O link building interno acontece quando, dentro de um blog, apontamos hiperligações que apontam para outros artigos dentro do blog. Esta é uma técnica simples que consegue reter o visitante durante mais tempo no blog, estabelecendo um caminho que ele mesmo pode seguir, saltando de post para post. O processo é mais fácil do que parece: no texto, pode imbuir ligações em palavras que apontam para um post específico que acrescente alguma coisa àquele post e, no fim de cada post, pode ainda fazer uma pequena lista de posts relacionados.