10 dicas para aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails
No blog Estratégia Digital já falamos dos vários aspectos do e-mail marketing.
Este é um dos canais de marketing direto com melhores taxas de eficácia, uma vez que nos permite fazer chegar continuamente mensagens aos nossos subscritores, manter uma relação de qualidade com os mesmos e continuar a fornecer-lhes conteúdos de valor.
Todos os dias, especialistas da área do Marketing Digital continuam a desbravar novos conhecimentos sobre e-mail marketing.
Mesmo para aqueles que estão agora a começar um projeto digital e a criar bases de dados, recomendamos a aplicação desta estratégia para conseguir potenciar os seus resultados de forma rápida e, acima de tudo, barata.
No entanto, é normal que se confronte com um problema que atormenta muitos profissionais: como aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails?
A abertura dos seus e-mails está diretamente relacionada com o assunto que coloca no e-mail e com a hora em que tal e-mail é enviado. No entanto, é o assunto que realmente convence o subscritor a abrir a sua mensagem ou não.
Nos próximos parágrafos apresentamos 10 dicas para aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails. Trata-se de dicas muito simples e de fácil aplicação que vão melhorar os seus conteúdos e contribuir para o aumento da taxa de abertura.
10 dicas para aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails
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Minimalismo
No e-mail marketing, menos acaba por ser mais. Não é uma frase longa que vai aumentar as suas hipóteses de que o subscritor abra o e-mail. Um título de email que vá direto ao ponto poderá ser uma das melhores estratégias para conseguir a abertura da mensagem.
Entretanto, frases que tentem levantar o suspense como “Não vai acreditar no que está neste texto” vão apenas deixar o subscritor desinteressado. Coloque-se na posição de quem recebe o e-mail e perceberá rapidamente rapidamente que minimalismo é um ingrediente importante.
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Incompletos
Noutros casos, pode tentar apelar à atenção do subscritor aguçando a sua curiosidade. No entanto, precisa de pensar bem em como vai gerar tal curiosidade. O que sugerimos é que seja minimalista e muito em breve, terminando o assunto do e-mail com reticências.
Alguns dos melhores exemplos passam por “Tinha de o avisar sobre isto…” ou “Não acredita no que aconteceu…”. Experimente usar estratégias semelhantes no assunto dos e-mails e compare os resultados alcançados usando testes A/B.
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Listas
Se há algo de que as pessoas gostam é de listas. As listas acabam por resultar melhor do que outros conteúdos porque permitem a qualquer pessoa conferir rapidamente o teor de uma mensagem.
Obviamente, é muito fácil trabalhar o assunto da mensagem, bastando para isso apostar em exemplos como: Confira os 25 melhores álbuns de Metal, 10 piores filmes do ano ou 3 aplicativos para gerir as redes sociais.
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Perguntas
Outro método muito conhecido passa por enviar um email com uma questão sobre um determinado assunto. Ao ler a pergunta, o leitor vai perceber rapidamente a resposta que está no conteúdo do email, sentindo-se compelido a abrir a mensagem para saber a solução ao problema apresentado.
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Testemunhos
O poder da recomendação é crucial no mundo da comunicação. Assim, porque não usar os testemunhos de clientes satisfeitos para chamar a atenção de potenciais consumidores? Uma técnica muito simples, mas que gerará valor.
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Urgência
Vai lançar uma promoção relâmpago? Então invista no carácter de urgência ao escrever o assunto do e-mail. Ainda assim, tenha cuidado porque esta é uma faca de dois gumes: usada de maneira errada esta estratégia pode afastar o leitor, transmitindo a ideia de que o remitente está desesperado.
Bons exemplos passam por assuntos como: “20% de desconto SÓ HOJE na nossa loja” ou “Promoção relâmpago durante todo o dia!”. Procure delimitar temporalmente o conteúdo da mensagem para obter melhores resultados.
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Tutoriais
Tal como se sucede com listas numeradas, enviar tutoriais através de email marketing também pode render um bom número de cliques. Através de email, o utilizador pode começar imediatamente a aprender.
E, como o propósito de informar fica claro desde o início, a hipótese do e-mail ser aberto aumenta rapidamente.
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Anúncios
Não é de admirar que a primeira função de email marketing tenha sido o envio de anúncios, aplicando ao meio digital a modalidade publicitária que já acontecia no correio tradicional.
Apesar da evolução e expansão do conceito, os anúncios nunca deixaram de ser relevantes. Novos produtos, descontos, liquidações devem continuar a fazer parte do assunto dos seus e-mails.
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Personalização
Sabia que ao personalizar as suas mensagens vai aumentar a probabilidade de que sejam abertas? Grandes revendedoras como a Amazon, por exemplo, usam um código para que o nome e sobrenome do cliente apareçam na parte final do título do email. É um truque simples, mas que acaba por tocar diretamente o subscritor e demonstrar alguma relevância.
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Apresentação negativa
Por fim, sugerimos que aposte numa apresentação negativa no assunto do e-mail. Surpreendentemente, a maioria dos cérebros humanos possui um foco no negativo e isso pode ser usado a seu favor. O conteúdo em si não precisa de ser negativo, mas um NÃO no assunto pode atrair a atenção do subscritor.
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