A importância dos testemunhos para o seu negócio
Amados por uns, odiados por outros, os testemunhos são uma parte fundamental de qualquer negócio, determinando o seu sucesso ou fracasso. Com o crescimento do número de utilizadores da Internet e com o desenvolvimento das redes sociais, o consumidor normal adotou um papel ativo e o fator recomendação ganhou uma nova dimensão.
A prova disso é o fenómeno dos blogs de moda que, em Portugal, possuem o maior volume de tráfego na blogosfera. Um post que diga bem de um determinado produto ou marca pode fazer com que o negócio da empresa dispare. Por outro lado, um comentário negativo pode ser fatal.
A verdade é que nos últimos anos temos vindo a verificar uma mudança nos hábitos dos consumidores. Antes de fazerem qualquer compra, é comum pesquisarem sobre o produto, compararem com outros e ouvirem os testemunhos. E a Internet é o veículo por excelência para o fazerem. Saber como utilizar os testemunhos é, por isso, uma parte importante de uma estratégia de marketing digital.
Estudos recentes comprovam que sistemas de reviews positivos são uma excelente fonte de novos clientes. Empresas, produtos ou serviços com boas pontuações conseguiram aumentar as suas vendas. O motivo está na transferência de confiança da opinião geral para o consumidor individual.
Como recolher testemunhos?
O truque para angariar testemunhos positivos é estimular a intratividade. Controle com atenção a sua área de comentários e escolha aqueles que considera como os mais positivos. Colecione os e-mails, perceba como os seus produtos ajudaram em aspetos específicos da vida dos seus clientes e utilize ferramentas como o Aweber para criar formulários que apelem à resolução dessa dor. Quem sabe se a dor não é comum a muitos outros cibernautas?
Outra ferramenta útil são as Redes Sociais, onde poderá perceber diretamente o feedback das pessoas. Depois de fazer a recolha, crie uma secção de destaque onde possa colocar os comentários positivos acerca daquele produto. Salientamos, no entanto, que deverá fazer uma seleção correta. Não opte por comentários com erros ortográficos – que retiram automaticamente credibilidade à critica – e escolha reviews fundamentado.
Um simples “muito bom” ou um “obrigado”, ainda que positivos, são demasiado genéricos e não acrescentam nada sobre as características da marca ou do produto. Faça uma escolha consciente e avalie os benefícios que cada comentário específico lhe poderá trazer.
Espalhar a palavra
E porque não ser você mesmo a incentivar a conversa? Lance o mote nas redes sociais e faça com que as pessoas discutam sobre aquilo que desejar. Se possível, tenha em conta as críticas para melhor o seu produto ou serviço e esteja atento: este input pode ser aproveitado para otimizar a sua estratégia.
Por exemplo, se verificar que uma determinada questão pertinente se repete com muita frequência, talvez seja necessário criar um post com a resposta a essa dor específica ou responder a essa questão no texto do produto.
LEIA ESTES ARTIGOS INTERESSANTES E CONHEÇA AS FERRAMENTAS QUE O VÃO AJUDAR A TORNAR-SE NUM ESPECIALISTA DO MARKETING DIGITAL:
Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?
Descubra os livros mais lidos de Marketing Digital
12 Casos de Sucesso de Marketing Digital
Send Your First Email Newsletter Today – AWeber Communications
Pingback:25 Excelentes razões para usar WordPress na sua empresa – Cleiton Zago – Creative Designer
Pingback:25 Excelentes razões para usar WordPress na sua empresa - Cleiton Zago - Creative Designer