Do espaço físico ao digital: Entenda a importância das lojas virtuais
É evidente que nos últimos anos, o número de pessoas navegando na internet aumentou exponencialmente, certo? Ao perceber que isso estava acontecendo, muitos empreendedores passaram a investir não só em lojas físicas, mas também em lojas virtuais.
Estando em dois ambientes, eles notaram que era possível conquistar uma quantidade maior de vendas, além de construir autoridade e ganhar popularidade no meio digital. Mas você sabe por que isso acontece?
Caso queira entender melhor e descobrir quais são as vantagens de ter um e-commerce, continue acompanhando este conteúdo!
Por que ter uma loja virtual?
Muitos não sabem, mas 41 milhões de pessoas são consumidoras ativas do comércio eletrónico no país.
Além disso, só no 1º semestre de 2020, o faturamento das lojas online cresceu 47%, sendo a maior alta do setor em 20 anos, segundo o levantamento da Ebit/Nielsen.
Imagine a seguinte situação: uma pessoa quer fechar um convenio dentista para seu filho, mas tem dúvidas sobre o plano. Ao invés de ir até uma agência conversar com um consultor, ela pode encontrar no site diversos conteúdos que esclarecem todas as suas perguntas.
Além de todo o processo de decisão de comprar encurtado, ela poderá adquirir o plano em qualquer momento do seu dia, afinal, a loja virtual fica disponível 24 horas por dia, diferente de uma loja física.
Essas são só algumas das vantagens que uma loja online oferece e, para você entender melhor a importância de investir nesse negócio, confira tudo o que pode estar ao seu favor:
Investimento inicial mais baixo
Não é segredo que uma loja física envolve muitos gastos e burocracias, certo? Principalmente se a loja estiver bem localizada e em um lugar de muito movimento.
No meio digital é totalmente diferente. Você só precisa comprar um domínio, escolher a sua plataforma de e-commerce, criar um layout adequado e funcional para o seus visitantes, pensar no SEO e oferecer diversas formas de pagamento.
Comparando os gastos do físico e do virtual, é nítido que o investimento em uma loja online é muito mais baixo. Então, se você pensa em ter o seu e-commerce, saiba que é um ótimo negócio!
Menor custo para manutenção
Ainda falando de custos, você já parou para pensar o quanto gasta por ano no aluguel de sua loja física? Somando todos os meses aposto que o valor fica bem alto!
A loja virtual também tem custos mensais, mas assim como o investimento inicial, eles também são muito mais baixos.
Os custos vão mudar de acordo com os produtos comercializados, mas de qualquer maneira, eles ainda serão muito mais baixos se comparados a uma loja física.
Maior alcance geográfico
O principal diferencial entre uma loja virtual e uma loja física é que a virtual consegue alcançar pessoas de todos os lugares do país, enquanto a física não.
Quem tem uma loja física atinge somente as pessoas daquela região e das localidades mais próximas. Isso acaba limitando muito o número de pessoas que compram os seus produtos.
Mas quem investe no e-commerce pode ser encontrado por pessoas de vários lugares, consequentemente, a loja acaba vendendo muito mais.
E isso serve para serviços também!
Usando novamente o exemplo do convênio, vamos supor que o RH de uma empresa localizada no interior de São Paulo está escolhendo um plano dental empresarial para os seus colaboradores.
Com isso, não será necessário ir até uma agência do convênio que fica distante da empresa, pois ela poderá encontrar todas as informações que precisa no site que fornece o serviço de plano empresarial odontológico e efetuar a compra diretamente no e-commerce.
Além disso, será possível verificar quais empresas conveniadas à esse plano empresarial odontologico atendem próxima a empresa.
Comodidade
Com a correria do dia a dia, as pessoas buscam, cada vez mais, por praticidade e rapidez no momento de fazer suas compras.
Pensando nisso, a internet é um ótimo local para vender e comprar. Afinal de contas, as pessoas gastam boa parte do dia navegando em sites e em redes sociais.
A comodidade de pesquisar, comprar e receber o produto em casa é extremamente vantajosa.
Apesar de muitas pessoas ainda não sentirem segurança em comprar produtos e serviços online, muitas outras estão deixando o medo de lado e optando por comprar nesse formato.
Busca rápida e eficiente
Sair de casa para procurar pelo produto, tirar as dúvidas, comparar preços, especificações e enfrentar o clima, que também interfere em todo o processo, não é uma coisa simples e muito menos rápida.
Tem pessoas, por exemplo, que saem de casa para procurar determinado produto, gastam tempo e dinheiro para se locomover e acabam não encontrando o que precisam.
No mundo online nada disso acontece!
Em poucos cliques o consumidor encontra o que ele procura, consegue tirar todas as suas dúvidas, comparar preços e modelos, encontrando avaliações de outras pessoas que já compraram o produto ou serviço que elas desejam comprar.
Cada vez fica mais fácil de entender a importância de ter uma loja virtual, né?
Funcionamento 24 horas
Como mencionamos em um exemplo no início do conteúdo, a loja virtual está disponível 24 horas por dia, sete dias na semana.
Então, mesmo que a sua loja física não esteja aberta, o consumidor conseguirá conhecer o seu produto e comprá-lo também.
Presença digital
Atualmente, não estar na internet é o mesmo que não existir no mercado. Isso se deve ao avanço das tecnologias e, consequentemente, ao número crescente de pessoas navegando na internet.
Mas não basta apenas ter uma loja virtual e perfis nas redes sociais. É necessário investir pesado para que eles ofereçam um conteúdo de qualidade e, além disso, uma boa experiência para os visitantes.
Dessa maneira, sua empresa consegue se tornar autoridade no mercado e se destacar dentro de seu segmento.
Já que estamos exemplificando com convênios odontológicos, aí vai mais um caso do nicho:
A mesma pessoa que estava procurando por um convenio odontologico empresarial acaba ficando com algumas dúvidas sobre o plano e encontra um texto no blog da empresa que oferece o convênio.
O conteúdo é breve, mas esclarece direitinho todos as dúvidas do profissional do RH que buscava pelo plano.
Oferecendo informações sobre o que ela vende, a empresa passa uma imagem de confiança, segurança e competência, evidenciando sua reputação.
Acompanhamento das métricas
Por último e não menos importante, as métricas!
Com uma loja virtual, você consegue acompanhar a quantidade de visitas em seu e-commerce, de onde são os visitantes e a quantidade de carrinhos abandonados, ou seja, aquelas pessoas que colocaram os produtos no carrinho e desistiram da compra.
Essas informações são muito importantes para seu negócio. Com elas é possível traçar estratégias de vendas e entender o público que te procura.
Conclusão
Neste conteúdo você pôde ver algumas comparações entre lojas físicas e virtuais. Além disso, mostramos algumas das principais vantagens que uma loja virtual oferece.
Investir neste mercado, com certeza proporcionará muitos benefícios e crescimento para a sua empresa.
No entanto, é importante dizer que, como toda modalidade de negócio, este mercado precisa de muito estudo, análise e planejamento.
Não perca mais tempo, está esperando o que para criar a sua loja virtual?
Conteúdo escrito por Beatriz Trevizoli, link builder na empresa Ideal Odonto.