O que é a Taxa de Abertura?
A taxa de abertura resulta do total de contatos que visualizaram a mensagem dividida pelo número total de emails que foram entregues, excluindo os bounces e remoções. Basicamente, uma taxa de 20% de emails abertos significaria que, de cada 100 emails entregues, vinte foram visualizados.
Spam NÃO, obrigado!
É natural que o que não solicitámos seja algo que nos atormente nos tempos que correm, pois obviamente não vamos essas mensagens e muitas delas são filtradas pelo Outlook, Gmail, Hotmail, Yahoo, entre outros, que não pactuam com este tipo de práticas.
E mesmo que nunca tenham recebido SPAM (o que será praticamente impossível) o mais provável é que já tenham recebido newsletters, para as quais embora se tenham inscrito, contenham assuntos que não tenham o mínimo interesse.
Mesmo que inconscientemente, enquanto receptores de newsletters, é inevitável que façamos uma análise que nos leva a optar pelos emails que efetivamente despertaram o nosso interesse e que têm as seguintes características:
1. Remetente
A reputação da marca é o primeiro fator que influencia a confiança do subscritor para abrir o email (essencial que o domínio seja o da marca, por exemplo info@beatdigital.pt)
2. Subject/assunto
Certamente já visualizou emails com assuntos com este tipo de abordagem (Aproveite já!! – Desconto de x% – Não perca!! MELHORES PROMOÇÕES!!!!). Continua a ter interesse nestes emails?
Se for remetido por uma marca de confiança talvez dê o benefício da dúvida… mas a verdade é que esta abordagem se constitui cada vez mais como um erro, porque naturlamente já a encaramos com desconfiança.
3. Segmentação
É óbvio que nos ajuda a concentrar os nossos esforços naqueles que verdadeiramente vão querer abrir e ler aquilo que temos para lhes enviar! Enquanto apreciador de música gostaria que a newsletter de uma banda que recebo me enviasse exclusivamente conteúdos e ofertas sobre essa mesma banda.
Se a marca insistir em enviar-me material de ciclismo, golfe e natação numa newsletter o mais natural será acabar por me desinteressar… não é verdade? E você?
4. Test & Learn
Não existe uma fórmula de sucesso para o email marketing. Existem sim práticas que podem melhorar muitos os resultados obtidos.
Na mesma área de negócio, a forma como reagimos às newsletters que recebemos pode variar em função dos fatores aqui já referidos. Para o ajudar, existem ferramentas que permitem automatizar esse teste como os ensaios de campanha ou split testing.
Tendo todos estes fatores em consideração, o plano gratuito do E-goi (Social One) é provavelmente a melhor solução para quem está começando no E-Mail Marketing, pois é muito mais do que uma ferramenta grátis. Na verdade, você recebe 4 ferramentas, totalmente a custo zero! Veja quais são essas ferramentas no artigo Plano Grátis E-goi Social One: Muito mais que E-mail Marketing Grátis.
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