YouTubers: jovens que fazem sucesso com vídeos
Portugal tem assistido nos últimos cinco anos a um novo fenómeno da Internet: os YouTubers. Quem são?
A resposta é simples: são jovens na casa dos 20 anos que ganham dinheiro com os vídeos que fazem e colocam na Internet. Educados em frente a um computador, com acesso a uma simples câmara de vídeo, a maior parte destes YouTubers começou a gravar quando estava ainda no secundário. Na verdade, alguns deles ainda estão no secundário.
Fechados no quarto, longe dos olhares críticos dos pais, e quase sempre porque não têm “mais nada para fazer”, juntam o útil ao agradável. Basta pôr a câmara a gravar e falar dos mais variados temas. Originalidade é um ingrediente que não pode faltar se almejam ter sucesso. Depois, o YouTube aloja os vídeos e põe-nos em contacto com todo o mundo.
Neste post, apresentamos alguns dos casos de maior sucesso em Portugal.
Jovens Youtubers Portugueses: 7 casos de sucesso
Francisco Soares
Recorrendo à ironia e ao sarcasmo como armas (e alguns palavrões que não tem vergonha de usar), Kiko Is Hot já pode ver no seu currículo um programa de televisão na TVI e algumas participações no Curto Circuito, programa vocacionado para jovens, transmitido na SIC Radical.
Hoje também faz tutoriais de moda, patrocinados por marcas de roupa e de maquilhagem. A aventura dos vídeos já lhe rendeu mais de 82 mil subscritores (não pagantes) e oito milhões de visitas.
Kiko Is Hot, assim como outros 10 YouTubers, tem agora um contrato assinado com a WTF – um serviço da NOS com tarifários para jovens – e faz vídeos regulares para promover a marca. Entrou também no filme Ruas Rivais, um projeto nacional produzido por uma equipa essencialmente jovem e que tem como protagonistas os youtubers e a participação especial de figuras como Rui Unas, João Manzarra, Rui Pego e Fernando Alvim.
Ruben Valle
Foi esse filme – com um orçamento a raiar o zero – que serviu de inspiração para o filme Ruas Rivais, uma espécie de sequela passada em Sintra, que conta a história de um jovem vítima de bullying por parte de um gangue.
Nurb
No Youtube, o seu estilo improvisado já lhe valeu 169 mil subscritores, fazendo dele um dos melhores sucedidos na plataforma. Até hoje, já teve a honra de entrar num sketch com Ricardo Araújo Pereira e foi requisitado pela rádio MegaHits por alguns canais televisivos, como é o caso do Canal Q e da SIC Radical.
Paulo Sousa
Entretanto, deu cerca de 300 concertos, participou no programa Fator X da SIC e ganhou perto de 2 mil euros com publicidade nos seus conteúdos. Não é por acaso que se sente na obrigação de publicar, pelo menos uma vez por mês, uma música nova.
Soraia Carrega
Ao planear o vídeo, Soraia não esperava tanto buzz como teve mas, ao acordar no dia seguinte, viu a sua cara em todo o lado. Não voltou a perder a popularidade e fez até uma parceria com o YouTube.
Ricardo Esteves
Por cada 100 mil visualizações, Ricardo recebe cerca de 100 euros. As publicações são quase diárias e a gravação é fácil: basta ligar o microfone e deixar as coisas fluir, enquanto carrega nas teclas e joga. A edição limita-se a cortes e a adicionar músicas de fundo. Com o dinheiro que ganhou investiu num bom microfone, cabos de ligação e um computador melhor.
Tomás Nunes
Os seus vídeos são sobre tudo e mais alguma coisa, tendo em comum serem feitos à toa, sem rede ou edição. Não tem uma razão para os seus vlogs, mas as pessoas acham piada e continuam a ver.
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