Webs: como construir um site sem ser webdesigner
Por norma, quando falamos de webdesign, pensamos sempre que construir um site exige 3 coisas: contratar um designer, recorrer ao trabalho de um programador e, no final de tudo, pagar um cheque assustador pelo site na web.
Todavia, esta é uma tendência que a pouco e pouco se vai extinguindo uma vez que o webdesigner do seu site passa a ser você mesmo.
Você? Sim, você.
Mesmo que não perceba sequer o que é HTML e CSS ou o que é um domínio, existe agora uma forma muito simples de ultrapassar todos os entraves que o separam de ter um site na Internet.
O Webs vai ser, a partir de agora, um dos seus melhores amigos. Este site para a criação e edição de sites foi classificado a nível mundial como uma das ferramentas mais completas da área. E não exige horas de trabalho a fio e dores de cabeça: graças a um sistema de arrastar e editar, pode montar o seu site como se estivesse a brincar.
O que precisa de fazer?
Primeiro, entre no site do Webs clicando aqui e faça a sua inscrição.
Em segundo lugar, dê uma vista de olhos pelos templates do website. Gostou de algum? Senão gostou, pode aderir à versão premium do Webs e encontrar uma série de templates novos. Preocupe-se em ter o espaço dos seus sonhos.
Assim que o template estiver escolhido, precisa de adicionar algumas das páginas base ao seu site: “Quem somos”, “Contactos” e “Serviços” são algumas das páginas transversais a quase todos os websites da Internet.
Dado este passo, passamos para o próximo: instalar as aplicações de que necessita para trabalhar: blog, calendário, loja online, formulários, slides, eventos, entre outros. Estes são widgets/aplicativos que precisa de adquirir se quer assegurar uma boa performance do seu website.
Uma vez mais, relembramos que na modalidade paga do Webs tem acesso a mais recursos – templates e aplicativos – que não existem cá fora. Nesta modalidade, pode também comprar um domínio – dar um nome à página – e conferir-lhe um aspeto mais profissional.
Webs: Um negócio de família
A Webs foi criada por três irmãos, em 2001, que tinham em comum o mesmo sonho: ajudar pessoas a ficar online sem investirem muito dinheiro em programadores e designers. Eram os irmãos Mokhtarzada e estavam nos últimos anos da Universidade de Maryland quando tiveram esta ideia.
Hoje, apesar da equipa da Webs ter crescido e das muitas novidades que os anos trouxeram à empresa, o objetivo continua a ser o mesmo. Ao lado da Webs, estão agora a Pagemodo e a ContactMe: a primeira para a gestão de redes sociais e a segunda para a gestão de contactos.
LEIA NO NOSSO BLOG OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS:
Top 10 de templates de e-commerce para WordPress
Top 10 de templates WordPress para blogs e publicações online