Qual a melhor hora para publicar no Facebook?
O sucesso dos seus anúncios no Facebook pode estar diretamente relacionado com a hora em que faz a publicação. E atenção: podemos não estar a falar só dos anúncios. Para os utilizadores que procuram angariar “gostos” para fotografias pessoais ou publicações na timeline, fazer o post agora ou uma hora mais tarde pode fazer toda a diferença.
Qualquer profissional de marketing digital ou gestor de redes sociais deve saber qual a hora em que uma publicação vai gerar mais impressões, ou seja, quantas vezes é que o post vai surgir no feed dos utilizadores. No Facebook por exemplo, quantos mais utilizadores virem o post e clicarem em “Gosto”, mais vezes a publicação é impressa no feed de outros utilizadores.
Se uma empresa publicar nos dias/horas de maior movimentação, a probabilidade de atingir mais usuários é maior. O único senão é que nestas alturas a concorrência também é maior: mais utilizadores ligados é sinónimo de mais posts a ser publicados. O feed de cada utilizador será alimentado constantemente com novas publicações. Ainda assim, é preferível concorrer com outras publicações do que fazer posts quando não há audiência.
Portanto, a pergunta que se levanta é simples: qual a melhor hora para publicar no Facebook? Quando é que os utilizadores fazem mais tweets no Twitter? Em que altura da semana é que o Instagram tem mais atividade? Vamos responder a cada uma destas perguntas.
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Qual a melhor hora para publicar no Facebook?
Para escrevermos este post, baseamo-nos em três estudos feitos a redes sociais.
O primeiro estudo, elaborado pela empresa norte-americana Vitrue, analisou milhares de publicações durante 3 anos para conseguir radiografar o comportamento dos utilizadores.
Também nos baseámos num estudo apresentado pelo serviço de encurtamento de links, o bit.ly, que chega a conclusões a partir da popularidade que certos links tiveram nas redes sociais.
E, por fim, tivemos também em consideração o estudo Horários Nobres das Redes Sociais, da empresa brasileira Scup, com dados referentes a mais de 86 milhões de posts feitos em 2013.
Cruzamos os dados destes estudos para detetar os períodos mais movimentados das redes sociais.
Facebook: não publique das 8 às 8
Começamos por falar no Facebook.
De acordo com o estudo da Vitrue e do bit.ly, não há dúvidas: a melhor hora para fazer publicações acontece entre as 13 horas e as 16 horas, com especial destaque para as 15 horas. As publicações podem não ser visualizadas neste período, mas registarão um maior nível de interatividade, nem que seja até ao fim do dia.
Segundo o estudo da Vitrue, o nível de interatividade das publicações feitas de manhã é 39,7% maior do que o nível de interatividade da tarde.
O estudo da Scup destaca que, durante a semana, os horários antes de almoço e de saída do trabalho registam grande movimentação por parte dos usuários. Ou seja, entre as 11 horas e as 12 horas e entre as 16 e as 17 horas.
Os melhores dias para publicar: quarta, terça e quinta-feira.
A pior hora para publicar é a partir das 20 horas da noite até às 8 horas da manhã. São as publicações feitas neste período de tempo que registam um menor número de cliques. Não publique ao domingo, entre as 14 horas e as 18 horas, altura em que há menos usuários no Facebook.
Twitter: publique no início da semana
O panorama muda um bocado quando falamos no Twitter.
A melhor hora para tweetar é entre as 13 e as 15 horas. Para obter melhores resultados, invista em publicações no início/meio da semana, mais precisamente entre segunda e quinta-feira. O estudo da Scup sublinha que a noite de terça-feira costuma atingir um pico de posts.
Por outro lado, não publique entre as 20 e as 8 horas, tal como acontece com o Facebook. O final da semana também é terrível para o Twitter, embora a pior hora esteja mesmo estabelecida para a sexta-feira às 15 horas.
Instagram: a rede do fim-de-semana
O Instagram atinge os maiores níveis de movimentação durante o fim-de-semana. Não há grande surpresa neste resultado, uma vez que é ao fim-de-semana que os utilizadores têm mais tempo para tirar fotografias e experienciar momentos interessantes que mereçam ser partilhados.
Durante a semana, o melhor período para publicar é à noite.
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