Combata as 3 barreiras estruturais ao marketing digital
O investimento em estratégias digitais por parte das empresas portuguesas é ainda muito reduzido, apesar de se verificar uma tendência para o crescimento. As empresas continuam a fazer baixos investimentos e a relegar o online para segundo plano, sobrestimando as potencialidades que o meio tem para oferecer.
Ainda assim, entre as empresas que procuram investir no Marketing Digital, verifica-se um aumento do uso de ferramentas. Apesar de fazerem mais do que as empresas que não investem no digital, o uso das redes sociais, e-mail marketing e até mesmo publicidade na web nem sempre resulta.
Atenção: hoje mais de 2/3 das empresas estão presentes nas redes sociais. Este é um facto. Ainda assim, o uso que fazem destes e outros canais não surte resultados. Porquê? A resposta é simples: o uso superficial destas ferramentas.
O que acontece, por norma, quando uma empresa cria uma página no Facebook?
1 – Gerar comunidade de fãs (85% das empresas a cita este objetivo como sendo o seu principal);
2 – Realização de concursos e promoções (69%);
3 – Apenas 12% das empresas desenvolve métricas próprias de análise de resultados
Isto só prova que, apesar dos esforços para investir mais no digital, é necessária uma estratégia delineada que não tenha apenas como metas os objetivos acima. Aliás, nota-se que as empresas atravessam uma espécie de fase experimental, procurando testar diferentes ferramentas. Ainda não amadureceram.
Se 70% das empresas aumentar o investimento na área digital nos próximos anos, tal como previsto, a situação do digital em Portugal pode mudar significativamente.
AWeber proves it to thousands of businesses every day.
Learn how email marketing software
can get you more sales, too.
As 3 barreiras estruturais ao digital
Para além da falta de investimento no mercado digital, existem atualmente 3 barreiras estruturais que dificultam o desenho de uma estratégia digital. Ainda assim, com as metodologias corretas e a orientação de profissionais, é possível combater estas entraves.
1 – Insuficiente know-how digital – Quando falamos de digital, falamos de um conceito muito complexo, recente e repleto de novidades alucinantes. Sem um conhecimento das ferramentas, dos canais e das respetivas potencialidades é difícil definir uma estratégia de abordagem. Se procura realmente resultados, recorra a profissionais que estejam dentro da área do digital há alguns anos.
2 – Processos e idiossincrasias de mercado – A segregação da compra da criatividade e dos meios separa competências que no meio digital têm de viver juntas. Atualmente, as empresas definem a sua estratégia de marketing, subcontratam a compra de meios às agências de meios e os conceitos de comunicação a agências criativas.
3 – Inexistência de frameworks ou metodologias publicadas que ajudem a estruturar o desafio da estratégia digital – Ao contrário da estratégia empresarial ou militar, onde existem vastas referências, na temática digital ainda não existem muitos modelos fáceis de adotar. No Brasil, a Metodologia 8 Ps, de Conrado Adolpho, tem registado sucesso e começa agora a ser aplicada por empresas portuguesas.
Se procura resultados para a sua empresa, potencializando os recursos online, lembre-se: invista em profissionais que sejam capaz de delinear uma estratégia para o seu negócio.
OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS COM ESTE POST:
Qual a situação do Marketing Digital nas empresas portuguesas?