Como rastrear os leads do seu website no Google Analytics?
Todos os que estão envolvidos numa empresa com presença online desejam saber qual é o retorno que estão a obter com os seus esforços, sejam eles grandes ou pequenos. Infelizmente, nem todos os donos de websites, blogs ou lojas online possuem métodos para rastrear e atribuir com precisão o seu retorno.
Este artigo dedica-se portanto a este tema: qual a melhor maneira de rastrear uma variedade de leads que você pode estar a alcançar diariamente através do Google Analytics.
Basicamente, neste post irei mostrar como rastrear leads numa página recorrendo apenas à informação dada pelo Google Analytics.
O Google Analytics é um serviço oferecido pela Google que gera estatísticas detalhadas sobre o tráfego do website e das fontes. É utilizado também frequentemente para medir conversões e vendas, quando os sites têm Objectivos definidos e Loja Online. Contudo, uma das suas funcionalidades mais potentes é a utilização deste recurso para entender como entram os leads nos seus funis de marketing.
O Analytics é a ferramenta de recolha de dados sobre websites mais usada na Internet e permite rastrear visitantes a partir de todas as referências, incluindo motores de pesquisa, redes socais, tráfego direto e tráfego referencial.
Contudo, a verdade é que você pode fazer tudo o que é descrito nest artigo usando facilmente o , que integra de maneira poderosa o Google Analytics com o seu website, blog ou loja online.
Portanto, fique desde já consciente que embora algumas das acções descritas em baixo sejam configuradas inicialmente no Analytics, depois você terá a visualização e possibilidades variadas de análises disponíveis no . Leia este artigo até ao final para saber como utilizar este plugin fantástico.
O que é um lead para a sua empresa?
Por causa do meu trabalho durante vários anos numa agência de marketing digital conheci vários clientes que confiam em estimativas ou numa intuição baseada em quantas vezes o telefone toca por dia para avaliar o sucesso do seu marketing.
Este pode ter sido um método comum na época da publicidade tradicional, quando o marketing era menos mensurável, mas no mundo online é muito mais fácil rastrear tudo – inclusive as campanhas offline, por isso mesmo quis escrever este post.
Configurar o rastreamento de leads é algo que pode ser feito de várias maneiras, dependendo do seu negócio, site e tipo de lead, então deve existir alguma coisa de interessante neste artigo para todos os que praticam marketing.
Porém, quero avisar que não vou abordar o rastreamento de comércio eletrónico, já que geralmente não é um lead, mas sim uma conversão direta e levaria este artigo para um tamanho exorbitante.
Antes de rastrearmos qualquer coisa, precisamos de saber o que será valioso para rastrear. O que constitui um lead para a sua empresa? Existem muitas ações diferentes que podem levar a uma venda. Aqui estão alguns exemplos, que incluem leads de baixo valor até leads de alto valor:
Formulários de contato
Emails
Pedidos de retorno de chamada
Agendamento de compromissos
Inscrições em boletins informativos (Newsletters)
Assinaturas
Transferências
Registro de utilizador
Visualizações de páginas específicas
Chat ao vivo
Como você pode ver em cima existem muitas coisas que você pode rastrear. Dentro de uma empresa, você saberá quantos recursos ou qual o orçamento existe para o marketing destinada a cada tipo de lead, então agora você vai querer saber quanto ganha com cada um, se eles lhe dão um retorno positivo e qual pode ser mais ou menos lucrativo do que você pensa que eles são.
Vou dividir as conversões em várias seções, pois várias delas podem ser rastreadas da mesma maneira. Então, veja como fazer, começando do mais simples e avançado até aos leads complexos.
Acompanhamento de conversões online simples com uma página de confirmação
Este método pode funcionar para o seguinte:
Formulários de contato
Pedidos de retorno de chamada
Agendamento de compromissos
Inscrições em boletins informativos
Assinaturas
Transferências
Registro de utilizador
Visualizações de páginas específicas
Chat ao vivo
Qualquer coisa no seu site que tenha uma URL dedicada pode ser rastreada facilmente. Tudo o que você precisa de fazer é configurar uma meta no Analytics com a página de confirmação como o destino do URL.
Estas metas devem ser configuradas para todas as páginas que contam como leads e receber um valor dependendo de qual é o retorno médio por lead (isto pode ser ajustado assim que você coletar mais dados).
Para aqueles mencionados acima, e vários outros tipos de lead, se você não tiver uma página dedicada, ainda poderá rastreá-los com relativa facilidade.
Acompanhamento de conversões de página sem página de confirmação
Se você não tiver uma página para rastrear estas ações poderá usar o Acompanhamento de eventos ou as visualizações virtuais de página. Basta configurá-los como metas com valores para ver as estatísticas por trás das interações.
Eu recomendaria usar o acompanhamento de eventos para qualquer coisa que você não queira incluir no seu relatório de conteúdo, já que as visualizações de página criam um URL para o seu relatório de conteúdo sem que esse URL seja uma página ativa.
O acompanhamento de eventos pode funcionar para o seguinte:
Pedidos de retorno de chamada
Inscrições em boletins informativos
Assinaturas
Transferências
Registro de utilizador
Emails
Para configurar o acompanhamento de eventos para acionar um clique, você precisa de uma linha de código dentro do código do clique final:
onClick=”_gaq.push([‘_trackEvent’, ‘Category’, ‘Action’, ‘Label’, ‘Value’]);”
Portanto, um clique num link para enviar um formulário seria semelhante a:
E um clique para abrir um link mailto para que um utilizador possa enviar um e-mail fica com a seguinte aparência:
As visualizações de página virtuais funcionam bem com:
Formulários de contato
Agendamento de compromissos
Chat ao vivo
Transferências
Se o seu chat ao vivo está vinculado a outro site, ou o seu sistema de reservas não passa por uma série de URLs, você pode criar um URL virtual e configurá-lo para gerar uma exibição de página sempre que a ação for concluída.
Isso pode ser definido como uma meta e um valor fornecido para medir o retorno desses leads.
O código para uma visualização de página é:
_gaq.push([‘_trackPageview’, ‘/your/url’]);
Para gerar isso virtualmente quando um utilizador clica, o código deve ser adaptado e inserido no botão da seguinte forma:
Analisando dados de conversões no site
Para visualizar os dados destas conversões, você precisa de definir metas no Analytics para elas. Depois de fazer isso, você pode pensar sobre o que deseja descobrir.
Você quer saber quais as origens de tráfego levaram a quais objetivos? Ou qual o valor que você ganhou com palavras-chave de marca em comparação com aquelas sem marca?
Para analisar o seu desempenho, recomendo começar com a área de Origens de tráfego do Analytics. Aqui você pode visualizar “Todas as origens de tráfego” e, em seguida, mostrar a origem ou mídia para comparar diferentes canais.
Ao clicar nas guias acima dos dados, você pode ver a percentagem de visitantes que concluíram cada meta:
Metas do Google Analytics por fonte de tráfego
As conversões medidas por meio do acompanhamento de eventos também podem ser definidas como metas e analisadas como acima, mas apenas usando a nova versão do Analytics (v5).
Se você ainda estiver usando a interface antiga, poderá ver estas informações em Conteúdo, Acompanhamento de eventos. Aqui, você pode decompor os dados com base nos rótulos que definiu e em qualquer dimensão em que deseja ver os dados:
Acompanhamento de eventos do Google Analytics
O problema com estes dados é que eles não mostram nada, a menos que você tenha algo para compará-los ou um valor para associar a eles.
Eu recomendaria usar segmentos avançados para explorar os resultados entre diferentes segmentos; por exemplo, comparando PPC com tráfego orgânico, ou smartphones com desktops.
Depois de começar com os segmentos avançados não há limite para a quantidade de estatísticas perspicazes que você pode reunir, mas isso fica para outro post.
Visão geral do rastreamento de leads no local
Depois de dominar a implementação do acompanhamento de eventos, visualizações virtuais de página e definir metas, você abre um espectro completo de recursos de acompanhamento.
Recomendo que você se familiarize com estas personalizações se estiver realmente interessado em medir conversões no seu site. Mesmo que você não consiga lembrar-se do código de início, apenas saber o que usar e em quais situações permitirá que você acompanhe ações como estas de forma eficaz.
O que é o MonsterInsights?
O MonsterInsights tornou extremamente fácil conectar sites às contas do Google Analytics. O painel é muito amigável, o processo de configuração é extremamente fácil. Para conectar a sua conta, o processo é muito fácil: você deve primeiro abrir a sua conta do Google Analytics e, em seguida, baixar o plugin para o seu site WordPress. Depois de configurar as contas GA e MI, você pode ativar o plugin e fazer login na sua conta GA por meio do MonsterInsights.
Você pode facilmente ter várias contas do GA no mesmo e-mail, pois o MI perguntará qual conta você deseja conectar. Assim que tiver acesso, selecione a conta e siga o assistente de instalação.
O plugin irá sincronizar-se à sua conta e, em seguida, você terá acesso ao MI dentro do seu site WordPress. Torna extremamente simples obter dados para o seu site sem ter que fazer login no GA. Eu recomendo este produto para qualquer pessoa que esteja à procura de agilizar as suas análises analíticas e obter uma visão sobre o tráfego do site sem ter que fazer login em várias áreas.