Caso de Sucesso Online: o profissionalismo centenário da Agência Abreu
O mercado do turismo português conta com um grande gigante que se encontra em atividade há quase dois séculos. Estamos a falar, obviamente, da Agência Abreu. Com vários postos de atendimento por todo o país, a Abreu tem-se especializado na prestação de serviços turísticos, ajudando viajantes a planear as suas viagens, quer a nível de transporte quer a nível de alojamento e até mesmo atividades lúdicas e culturais.
Hoje, este negócio que começou em 1840, em pleno século XIX, é a prova viva de que é possível acompanhar a passagem do tempo e reconhecer novas oportunidades. Muito recentemente a Agência Abreu chegou mesmo a dar uma pisada rumo à era digital, adaptando-se ao mercado crescente do turismo na Internet.
A Agência Abreu, como deve saber, orgulha-se do serviço de excelência e da reputação que construiu ao longo de mais de um século e meio. Os principais serviços desta agência pressupõem que alguém trate da sua viagem por si, um modelo que veio bater de contra com a tendência de plataformas online que dão autonomia ao viajante.
Isto significava que a agência devia pôr um fim ao seu modelo clássico e render-se apenas ao digital? Não. O resultado foi a criação de dois sites que, em suporte digital, sustentam o negócio físico a acontecer todos os dias nos pontos de venda distribuídos pelo país.
O site Viagens Abreu representa o molde tradicional pelo qual a agência é conhecida. Neste site o utilizador pode encontrar informação precisa sobre a agência e as promoções que está a praticar, assim como os pacotes disponíveis para os diferentes destinos. Se encontrar uma opção do seu agrado pode efetuar na hora a reserva através da Internet ou deslocar-se a um ponto de venda com uma decisão tomada.
Por outro lado, quem não está interessado em pacotes de viagens e precisa apenas de comprar uma passagem aérea ou de encontrar alojamento, pode utilizar o Abreu Express. Este site foi criado, tal como podemos ler no site, com “o intuito de melhorar a sua experiência online na reserva de voo, hotel ou na combinação de voo + hotel.” A ideia é que continue a usar a agência Abreu para adquirir serviços que costuma comprar através de outras plataformas internacionais.
Um pouco sobre a história da agência Abreu
A história da agência Abreu começa em 1840 quando Bernardo Luis Vieira de Abreu, natural de Rossas, em Vieira do Minho, notou o movimento de emigrantes que saía do norte de Portugal e da Galiza para o Brasil. Perante esta oportunidade, Bernardo de Abreu fixa-se no Porto, mais precisamente na Rua do Loureiro, e abre a primeira agência de viagens do mundo com atendimento ao público.
A agência era especialista em prestar serviços como passaportes, vistos e a venda de passagens de comboio para Lisboa e de navio para a América do Sul. Gradualmente, as competências da agência foram-se alargando assim como o seu alcance, passando a vender bilhetes para África, América da Norte e pontos distintos pela Europa.
Em 1950, já com 110 anos de história, a agência Abreu valoriza o seu trabalho e reputação com os conhecidos Circuitos Europeus e Viagens em Grupo. Na mesma década passa a integrar o setor de Carga que daí para a frente assume um papel essencial no crescimento do grupo Abreu. Em 1960 a agência inicia um novo ciclo, estimulado principalmente pelo mercado emergente da aviação comercial.
Durante as décadas seguintes a Abreu expande-se com uma rede de lojas por todo o país. Em 2015, a Agência Abreu era a maior organização de viagens a operar no mercado português, com 150 lojas (todas elas próprias). Passados 174 anos a Viagens Abreu continua a manter intacta a sua matriz, ao ter como proprietários os descendentes diretos do fundador.