Qual o melhor software de Analytics para uma empresa?
Não há dúvida de que um projeto digital é incapaz de avançar se não soubermos medir os seus resultados. O domínio das métricas certas é o que nos permite perceber o desempenho do nosso site ou blog e detetar aquilo que pode ser melhorado… e, claro, identificar o que está a resultar!
Infelizmente, estudos de mercado a departamentos de marketing de milhares de empresas têm apurado que as métricas de Marketing Digital não estão a ser usadas da melhor forma. O Analytics de marketing digital não se traduz em resultados reais para muitos profissionais: estima-se que apenas 22% dos profissionais de marketing orientem o seu trabalho por dados obtidos através de softwares de Analytics.Além disso, apenas 44% dos CMOs admitem basear as suas decisões no cálculo do ROI (Retorno Sobre Investimento).
Perante esta realidade, e esperando ajudar todos os profissionais que ainda não reconhecem o potencial das ferramentas de Analytics, decidimos enumerar alguns dos softwares de Analytics mais eficientes para acompanhar os resultados do seu projeto digital.
Qual o melhor software de Analytics para uma empresa?
1 – Google Analytics
O Google Analytics é a ferramenta mais importante para analisar e acompanhar o desempenho das suas estratégias de marketing digital. O uso correto do Google Analytics permite identificar os produtos ou serviços mais procurados pelo público, assim como avaliar as páginas que estão com baixo desempenho em termos de velocidade ou qualidade de acesso, entre outros.
2 – Moz Analytics
A Moz.com é uma das principais empresas quando o assunto é Search Engine Marketing (SEM), mais conhecido em português como Marketing de Otimização em Motores de Pesquisa, e oferece um pacote completo para análise de páginas na internet. O Moz Analytics ajuda a sua empresa a acompanhar as estratégias de marketing nos motores de pesquisa, redes sociais, entre outros.
3 – TrueSocial Metrics
Para quem está à procura de uma ferramenta para acompanhar os resultados das redes sociais, o TrueSocial Metrics é uma excelente opção. A ferramenta ajuda a calcular o retorno sobre os investimentos (ROI) para cada ação que desejar implementar nas redes sociais.
4 – Clicky
Se precisa de analisar um site ou um conjunto deles, o Clicky é uma excelente opção, chegando mesmo a um nível bom o suficiente para entrar em competição direta com o Google Analytics. Toda a análise de dados no Clicky é efetuada em tempo real, não sendo necessário esperar para obter os relatórios de que necessita.
5 – Kissmetrics
Quer conhecer o comportamento do seus visitantes? O Kissmetrics permite acompanhar o que os visitantes únicos estão a fazer no seu site, antes, durante e depois de uma compra. O Google Analytics, mesmo que apresente estas informações em tempo real, não o faz com a mesma precisão que o Kissmetrics.
6 – Woopra
A Woopra é um software de análise em tempo real que lhe ajuda a vigiar as visualizações de páginas, eventos e a aprender mais sobre os consumidores que visitam o seu site. A Woopra faculta ainda dados referentes aos funis de conversão, à atividade do consumidor e indica-lhe quando os visitantes perdem interesse.
7 – GoSquared
A GoSquared permite também a medição do envolvimento dos seus visitantes em tempo real. Ainda assim, o principal diferencial deste software é o design. Os programadores web desta ferramenta desenvolveram uma interface intuitiva, funcional e muito bonita que tem sido elogiada por muitos profissionais de Marketing Digital.
8 – Buzzstream
A Buzzstream é uma ferramenta de análise programada a pensar em todos os profissionais que trabalham link building, referrals e redes sociais. Com uma interface extremamente intuitiva e uma panóplia de funcionalidades, cabe ao utilizador escolher o plano que se ajusta melhor às suas necessidades e objetivos.
9 – BrightEdge
A BrightEdge é uma ferramenta de análise utilizada especificamente para otimização de motores de pesquisa (SEO). A plataforma exibe informações sobre palavras-chave, backlinks, tráfego, conversões, concorrentes, dados geográficos, dispositivos e muito mais. A ferramenta também exibe informações sobre pesquisas locais e rankings diários. Um verdadeiro canivete suíço.
10 – FoxMetrics
Por fim, a FoxMetrics é uma outra ferramenta que ajuda a acompanhar o envolvimento dos consumidores em tempo real. Além de identificar o que os visitantes do seu site estão a fazer, que páginas estão a visitar e por onde estão a chegar, também é possível perceber o ciclo de vida dessas visitas, ou seja, onde estão a clicar, que emails estão a abrir e que produtos estão a comprar.