10 dicas muito simples para escrever um bom e-mail
Uma das técnicas mais recorrentes de Marketing Digital é o e-mail marketing. A premissa desta estratégia é muito simples: fazer chegar à caixa de correio eletrónico dos seus clientes ou público-alvo mensagens curtas e eficazes que criem uma imagem positiva da empresa.
A ideia não é aborrece-los com informação que não interessa: é fornecer, gradualmente, conteúdos de valor.
Ainda assim, apesar de muitos reconhecerem o potencial do e-mail marketing, criar conteúdos bons e relevantes nem sempre é fácil. Afinal de contas, o que é que capta a atenção dos subscritores? O que é que o seu público-alvo quer ler e não quer ler? Todas estas dúvidas podem ser decisivas no momento de enviar um e-mail.
É na tentativa de o ajudarmos que trazemos hoje um post com 10 dicas para fazer bom e-mail marketing. Reformule a forma como está a escrever ao seu público e quem sai a ganhar é você e o seu negócio.
10 dicas úteis para fazer um bom e-mail marketing
Assine com o seu nome
É importante que os subscritores saibam quem é que se está a dirigir a eles. Desta forma, criam empatia pela pessoa e têm mais tolerância para ler aquilo que ela lhes quer dizer, tal e qual como acontece numa conversa entre amigos. Assim, certifique-se de que os seus e-mails são assinados com o seu nome e não o nome da sua empresa ou website.
Título irresistível
O título é a primeira parte do texto que o subscritor vê. Ao entrar na caixa de correio eletrónico e encontrar um e-mail com um título interessante, vai sentir-se tentado a abri-lo. Mas cuidado: não utilize títulos que não correspondam ao conteúdo do e-mail ou que induzam de imediato a vendas.
Não envie e-mails todos os dias
Evite enviar e-mails para os seus subscritores todos os dias. Se inundar a caixa de correio de uma pessoa, a probabilidade de que abra os seus e-mails diminui imediatamente. Envie e-mails, no mínimo, de 3 em 3 dias. Evite também enviar mais do que um email no mesmo dia.
Direto e curto
Deixe-se de grandes conversas nos e-mails. Se tem mais a dizer, envie o subscritor para o seu website ou para um post do seu blog. A ideia do e-mail é levar ao visitante uma mensagem curta e concisa, que vá direta ao ponto. Não escreva mais de cinco parágrafos num e-mail e certifique-se de que cada parágrafo não tem mais de 4 linhas.
Não fale apenas de si
Em vez de usar tantas vezes “eu” e “a nossa empresa”, dirija-se mais ao subscritor. Escreva mais vezes “você” e explique-lhe como é que pode beneficiar com os serviços da sua loja ou empresa. Esta é uma excelente forma de falar de si enquanto ajuda os outros.
Ofereça um presente surpresa
As pessoas gostam de receber presentes, especialmente quando não estão a contar com eles. Surpreenda os seus subscritores e ofereça uma recompensa: ebooks, webinários, vídeos, minicursos online e infografias são presentes especialmente apreciados pelos subscritores. Ao sentir-se recompensado, a imagem que o subscritor tem de si vai melhorar ainda mais.
Não use imagens
O problema em usar imagens é que na maior parte dos casos os subscritores não as conseguem ver. Vários serviços de e-mail requerem a autorização do leitor para confirmar o uso de imagens nos e-mails, escondendo esses elementos caso a autorização não seja dada.
Insira hiperligações
Sem exagerar, insira várias hiperligações dentro dos seus e-mails. Aponte para o seu website, páginas de produtos/serviços ou até mesmo para um blog que a sua empresa mantenha. A ideia é gerar tráfego diretamente a partir dos e-mails.
Use o P.S.
O P.S., que vem do latim e significa Post Scriptum (Escrito depois) é uma excelente tática para conquistar a atenção do subscritor. Primeiro, porque o subscritor repara logo que abaixo da assinatura há mais qualquer coisa; e segundo porque se trata de uma frase que aparece totalmente fora do texto principal. Sugerimos que no P.S. apele a uma ação concreta como, por exemplo, uma hiperligação que gostava que o subscritor visse.
Não faça SPAM
Este é o verdadeiro segredo do e-mail marketing: não cometer SPAM – Sending and Posting Advertisement in Mass, cuja tradução significa “Enviar e Publicar Publicidade em Massa”. Não pressione o subscritor a tomar ações, enviando constantemente e-mails com uma série de temas variados. Mantenha um registo coerente e relevante. Caso contrário, em vez de ganhar vai perder. Perder autoridade, credibilidade e, eventualmente, o subscritor.
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