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Twitter Analytics: como medir o sucesso no Twitter?

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Twitter Analytics: como medir o sucesso no Twitter?

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No Estratégia Digital estamos sempre a relembrar que o Marketing Digital, face ao tradicional, se destaca por uma grande vantagem: a possibilidade de mensurar em tempo real a performance das estratégias implementadas. Seguindo esta linha de pensamento, viramo-nos desta vez para o Twitter, uma rede social em crescimento, e para a sua opção de Analytics.

Não é de admirar que o Twitter, tal como o Facebook, forneça ao utilizador dados estatísticos acerca do número de seguidores que conseguiu, partilhas, favorites, entre outros. Estes dados podem ser encontrados a partir do Twitter Analytics aqui. Basta fazer o login, colocar a senha e consultar os dados.

Ainda assim, mesmo que o Twitter Analytics procure ser simples e intuitivo, por vezes o utilizador tem alguma dificuldade em entender a informação que está a consultar. Antes de achar que navegar perante tantos dados é uma dor de cabeça, convidamo-lo a ler este post até ao fim, porque vamos fazer uma apresentação do Twitter Analytics.

É por essa mesma razão que usamos este post para fazer uma apresentação do Twitter Analytics. Antes de começamos, relembramos que neste painel vai encontrar termos como Impressão (número de vezes que um post foi visto), Engajamento (número de vezes em que houve interação com um tweet) e ainda Taxa de Participação, uma média entre o número de engajamentos pelo número total de impressões.

Ao entrar no painel do Twitter Analytics, vai ser surpreendido com a Visão Geral da Conta, ou seja, muitos números, cores e até algumas imagens. Antes que se perca e assuste, recomendamos que olhe para cima, exatamente para o topo da página, onde se encontra uma barra com várias opções.

Twitter Analytics: como medir o sucesso no Twitter?

Tweets

Comecemos pela primeira opção da barra do topo: Tweets. Ao clicar nesta opção, consegue consultar informação mais organizada relacionada apenas com o alcance dos seus tweets ao longo do tempo.

No início temos logo um gráfico de barras que nos dá as impressões totais de cada dia dos últimos 28 dias. Para ver dados referentes aos últimos 4 meses, precisa apenas de alterar as definições acima e alargar o período de tempo. Rapidamente, pode perceber em que dia os seus tweets causaram mais impressões.

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Se descer na página é então introduzido a uma lista de tweets. Esta lista de tweets está organizada do mais recente para o mais antigo e diz-lhe o número de impressões, engajamento e a taxa de participação que esse mesmo tweet conseguiu até ao momento.

O separador Tweets em Destaque apresenta os tweets que melhores resultados conseguiram desde que criou a sua conta. Se estiver interessado em promover um tweet antigo através de uma campanha de Twitter Ads, esta lista poderá ser uma excelente ajuda para perceber que tweets promover.

Isto leva-nos a outro separador, Tweets Promovidos, que dá dados concretos de tweets que tenham sido promovidos em anúncios.

Público

Agora que percebeu como analisar os dados referentes a cada tweet, vamos regressar de novo à barra no topo do site. Desta vez, selecione a opção Público para consultarmos alguns detalhes sobre os seus seguidores.

 

Este é um separador incrivelmente interessante. Além de nos dar as informações básicas acerca do nosso público (dimensão, sexo, idioma mais usado), o Twitter Analytics vai mais longe e traça, na Visão Geral, um perfil do utilizador típico, apontando qual o seu principal interesse, que idioma fala, o estilo de vida na Internet e a operadora de comunicações que utiliza.

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Nesta mesma opção, pode ainda consultar dados sobre o seu Público Orgânico e dados gerais sobre todos os utilizadores do Twitter (embora esta opção só nos mostre dados de residentes nos Estados Unidos da América).

Cartões do Twitter

Se gosta de gráficos e diagramas, então convidamo-lo a regressar à barra do topo e entrar na opção Cartões do Twitter. Aqui, são apresentados de novo alguns dos dados estatísticos que você já consultou mais dispostos em gráficos e diagramas. Um dos cartões pré-configurados permite ver como os Tweets geraram impressões e, dessas impressões, quantas resultaram em cliques. Uma excelente forma para organizar a informação.

O melhor desta hipótese é que o utilizador pode configurar os seus próprios Cartões do Twitter, acrescentando aqueles que lhe forem convenientes para os dados que utilizar com maior frequência.

Visão geral

Agora sim, regressemos à Visão Geral.

Nesta página inicial, o Twitter Analytics mostra-nos os dados mais importantes. Começa por mostrar algumas métricas referentes aos últimos 28 dias: o número de Tweets feitos, quantas impressões foram conseguidas, quantas pessoas visitaram o seu perfil, quantas menções foram feitas, quantos seguidores tem e quantos novos conseguiu e quantos tweets estão vinculados à sua página. Com calma, vai conseguir interpretar cada um destes números.

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Ao fazer scroll na página, vai então ser apresentado a uma espécie de Best Of dos últimos meses: pode ver qual foi o tweet que teve mais sucesso no mês passado, qual a menção mais importante na página de terceiros, seguidor em destaque, entre outros.

Percebeu como funciona o Twitter Analytics? Qualquer dúvida que tenha ficado não hesite em contactar-nos ou em deixar o seu comentário no final deste artigo.

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