6 Maneiras de dinamizar a sua estratégia de marketing
Na Internet, o que é novo num dia é velho no seguinte. Mesmo que esta frase possa parecer exagerada, existe alguma verdade nestas palavras: afinal de contas, no meio digital tudo se processa incrivelmente rápido. Até o Google e o Facebook, os dois maiores gigantes da Internet, mudaram recentemente os seus logótipos e procuram fazer atualizações constantes para benefício dos seus utilizadores. Se eles o fazem, porque é que você não o deve fazer? A toda a hora surgem novidades e, os que não se conseguirem manter a par das tendências, ficam para trás.
É assim que introduzo o tema deste post. Se leu o título, sabe que vou dar algumas dicas sobre como dinamizar uma estratégia de marketing digital. Este é um post para todos os profissionais de Marketing que se sentem cansados das estratégias que têm vindo a aplicar, mesmo que ainda relembrem os excelentes resultados que as suas táticas favoritas conseguiram há um ano atrás. Não desanime se os números já não jogarem a seu favor.
Repense a sua estratégia e comece a dinamizar com os 6 conselhos que temos para lhe dar. Faça um estudo de mercado, informe-se acerca das tendências de Marketing Digital para os próximos meses e aplique então as seguintes medidas.
Dicas para dinamizar uma estratégia digital
1 – Consistência é um segredo do sucesso
A consistência é um fator importante. Obviamente que em qualquer área existem assuntos mais interessantes do que outros, mas o importante é manter um nível de qualidade mais ou menos estável. Não vale a pena investir muito num artigo e depois por falta de tempo fazer todos os outros a correr. O ideal é que consiga qualidade e quantidade para que possa suprir as necessidades do seu público.
2 – Acelerar a produção de conteúdos
Com a prática é natural que a produção de conteúdo se torne mais rápida. À medida que vai escrevendo mais e mais, as estruturas vão-se interiorizando e vai conseguir subvertê-las em função dos seus objetivos. O aumento da produção implica também uma maior atualização dos conteúdos, algo que será importante se quiser dar à sua empresa uma ideia de que é atual e de que está sempre em cima do acontecimento.
3 – Foque-se em dar sempre o melhor
Que tipo de conteúdos tem produzido e publicado no seu blog? Isso diz muito sobre a sua estratégia. Se investe numa amostra aleatória de conteúdos relacionados com Marketing Digital e Internet mas só percebe, realmente, de meia dúzia de temas muito específicos, talvez esteja na hora de falar apenas sobre aquilo que você sabe. Não adianta muito escrever um post cujo conteúdo seja superficial, com gralhas e erros factuais. Primeiro, o leitor vai sentir que falta ali alguma coisa; e, em segundo lugar, vai procurar quem saiba dar aquele conteúdo de forma mais eficiente.
4 – Uma pessoa responsável pelo blog
Vários estudos já provaram que os leitores gostam de se identificarem com aquilo que lêem. Ao darem uma perspetiva pessoal, deixarem a sua opinião ou contarem episódios do seu dia-a-dia, as pessoas que escrevem no blog estão um passo à frente de cativarem a atenção do público. Em alguns casos, esta é até uma excelente forma de fazer com que informação fria e desinteressante ganhe mais valor e se torne mais apelativa.
5 – Seja menos abrangente
Se o seu conteúdo ainda não está a surtir os resultados que esperava, talvez esteja na hora de se estreitar o seu foco para uma única área especializada. A verdade é que ao focar-se exclusivamente naquilo que a sua experiência lhe ensinou, a probabilidade de fazer bons conteúdos é maior.
6 – Faça uma revolução no seu blog
Não há mal nenhum em admitirmos que estamos errados ou que não acertamos à primeira. Quando percebemos que uma estratégia não está a funcionar como esperávamos, o melhor é voltar atrás e refazer o que está mal feito. É comum verificarmos que muitos dos textos produzidos acabaram por ser um desperdício de tempo, mas mesmo assim serviram para que aprendêssemos alguma coisa. Para a próxima, as probabilidades de errar serão significativamente menores.