12 Ferramentas para aumentar produtividade de freelancers
Todos sabemos que ser freelancer não é nada fácil. Trabalhar com vários clientes implica horários flexíveis e, por vezes, muito apertados. A juntar a isso, o facto de não possuir um empregador fixo faz com que num mês possa ganhar muito e noutro não ganhe rigorosamente nada. Não querendo assustá-lo, devemos dizer que capacidade de gestão é o ingrediente fundamental para o seu sucesso.
Mesmo que muita dessa capacidade de gestão seja mental, a verdade é que existem várias ferramentas que podem ser muito úteis. Como? Ajudando-o a gerir o seu tempo e a aumentar a produtividade. O objetivo é que consiga tempo para tudo e que seja capaz de executar todas as tarefas com a maior eficácia possível.
Neste artigo, apresentamos-lhe uma lista com 12 ferramentas que vão seguramente tornar a sua vida mais fácil. Conheça cada uma delas e veja aquelas que melhor se ajustam às suas necessidades.
Ferramentas para freelancers
RescueTime
O Rescue Time é um software que o ajuda a perceber como gasta o seu tempo no computador e na Internet. O programa, preparado por uma equipa de especialistas, analisa padrões de comportamentos e deteta quando está a desperdiçar tempo que podia ser canalizado para trabalho. Se trabalha como freelancer, é normal que passe muito tempo em casa, um meio que nem sempre é favorável à concentração. O RescueTime resgata-o por isso da procrastinação!
TextExpander
Um dos melhores indicadores do sucesso de um freelancer é a quantidade de e-mails que envia diariamente. O problema, por vezes, está no tempo gasto nesta tarefa. Reconhecendo esta dor em muitos internautas, o TextExpander ajuda-o a escrever longos e-mails através de shortcodes previamente definidos. Basta escrever a abreviação de certas palavras para que apareçam de imediato, prontas para serem enviadas. Vai demorar muito menso tempo a enviar e-mails… e por isso a ganhar tempo para o seu trabalho!
Esta é uma ferramenta para freelancers que trabalham na área do copywriting. Como sabemos, os conteúdos são o segredo do sucesso para qualquer estratégia digital. No entanto, escrever para a Internet nem sempre é fáicl. O Rapid Content Lightning Wizard ajuda-o a escrever posts em menos de dez minutos: basta inserir uma palavra-chave de interesse, ter acesso a excertos de posts relacionados com o assunto e montar o seu post como se se tratasse de um puzzle. Mais fácil e rápido não podia ser!
Se possui uma página no Facebook onde promove os seus trabalhos ou se utiliza o seu perfil das redes sociais para fins profissionais, seguramente sabe o quão difícil pode ser manter as páginas atualizadas. O Slack Social é uma ferramenta de agendamento que lhe permite programar publicações e disparar conteúdo em simultâneo para as várias plataformas (Facebook, Twitter, LinkedIn). Também pode ser usado para fazer atualizações no Blogger e no Tumblr.
Demora muito tempo a gerir as suas redes sociais? Tal acontece, certamente, porque está a fazer tudo manualmente. O Twitter, o Facebook e o LinkedIn podem ser facilmente geridos através do Social Oomph. Trata-se de uma app fácil de usar e descarregada já por milhares de utilizadores. Basicamente, pode agendar publicações e interpretar o comportamento dos utilizadores.
O Social Bro é mais uma excelente ferramenta para gestão de redes sociais, mas, desta vez, pensada especificamente para o Twitter. Através de relatórios com números certeiros e de estatísticas sempre atualizadas, é possível descobrir vários fatores que condicionam a sua estratégia. Falamos, por exemplo, da melhor hora para publicar no Twitter ou qual o tipo de conteúdos que têm mais sucesso entre os seus seguidores.
Envato Market
O Envato Market é um banco com recursos indispensáveis para todos aqueles que trabalham com design e programação. Aqui encontra diversos mercados, cada um com produtos específicos. Entre na plataforma e explore os templates do ThemeForest; os códigos do CodeCanyon; os vídeos do Videohive; os sons do ; os gráficos do GraphicRiver; as fotografias e imagens do PhotoDune; os ficheiros a 3 dimensões do 3DOcean; e os modelos Adobe Flash do ActiveDen.
Hootsuite
Hootsuite, o aplicativo da coruja, liga-o a mais de 35 redes sociais. Para além das plataformas mais comuns, como o Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn, a ferramenta permite publicar também no YouTube, Instagram e Foursquare. No entanto, uma vez que a análise das métricas é importante, o Hootsuite possui ferramentas de analytics para que saiba sempre como se está a comportar a audiência.
Go to my Pc
O Go To My Pc pode dar muito jeito a um freelancer. Basicamente, sendo você um freelancer, está habituado a trabalhar em qualquer lado. Por vezes, nem sempre traz o seu computador… Mas precisa de aceder a ficheiros que lá se encontram. Qual a solução? Go To My Pc: sim, é básico. Este software crie uma ponte instantânea entre o conteúdo do seu computador e qualquer outro dispositivo, para que possa aceder a todos os ficheiros normalmente.
Slimtimer
O Slimtimer é um gestor de tarefas que procura pôr ordem ao dia-a-dia mais caótico. Como? Através de um interface onde é possível horários para as suas tarefas. A ferramenta é gratuita e no final possui a funcionalidade de criar relatórios que revelam a sua produtividade. Indicado para freelancers que costumam ter dificuldades em cumprir prazos e manterem-se organizados.
Dollar Photo Club
O Dollar Photo Club é um banco de imagens exclusivas para todos aqueles que precisam de trabalhar com fotografias, vetoriais e ilustrações originais. Cada imagem custa apenas 1 dólar, sendo que há muito por onde escolher: todas as semanas, o Dollar Photo Club disponibiliza cerca de 100 mil novas imagens. As fotografias são submetidas por profissionais especializados e a sua utilização é livre de direitos de autor.
Elegant Themes
Ao criar um website, um dos seus primeiros cuidados será certamente encontrar um template adequado. O problema, por vezes,é quando compramos um template a achar que é a escolha certa e nos arrependemos pouco depois. O Elegant Themes soluciona este problema ao colocar ao seu alcance não apenas um template mas uma biblioteca inteira de templates a um custo reduzido. E o melhor é que pode usar mais de 70 templates à vontade e partilhar até mesmo com outras pessoas e clientes!
Invoice Express
O Invoice Express é um software de faturação intuitivo e simples. Se para si, criar orçamentos e fazer faturas é um bicho de 7 cabeças, então esta pode ser uma excelente alternativa. Com apenas alguns cliques, é possível gerir grandes bases de dados, criar relatórios de atividades e fazer agendamentos. Em alguns segundos, terá a sua fatura. Simples, prático e funcional.
LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:
– 11 Ferramentas gratuitas que todos os bloggers devem usar
– 30 Ferramentas online para quem não sabe como escrever bem
– 4 Plugins para formulários de e-mail marketing no WordPress