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Porquê apostar no Pinterest? Conheça as vantagens!

Porquê apostar no Pinterest? Conheça as vantagens!

by Nuno Oliveira

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A rede social Pinterest foi lançada em 2009 e rapidamente se transformou numa das três mais populares plataformas sociais em todo o mundo (a seguir ao Facebook e ao Twitter, respetivamente), com um crescimento de 145% só em 2012.

Com 70 milhões de utilizadores, 80% dos quais mulheres e, segundo a Nielsen, maioritariamente com idades compreendidas entre os 25 e os 49 anos de idade, o Pinterest é atraente e fácil de usar e, muito importante, é a rede social mais influente nas compras online, já que 21% dos utilizadores já compraram produtos que conheceram através de imagens partilhadas na plataforma.

O Pinterest é uma rede na qual os utilizadores criam e organizam os seus interesses, gostos, desejos e ambições através de “pinboards” (ou área de interesse). É nestes “pinboards” que os utilizadores podem afixar “pins” (imagens) com tudo o que acharem interessante, desde gostos pessoais até informação sobre a empresa, caso se trate de um “pinboard” empresarial. Para além disso, os utilizadores podem também fazer “like” de “pins” de outros utilizadores ou fazer “repin” desse conteúdo partilhado e também deixar comentários.

Esta rede social distingue-se pela forte componente visual e o seu nome surgiu da junção das palavras pin (pionés) e interest (interesse): PINTEREST.

Com um crescimento tão grande esta rede social tornou-se numa fantástica ferramenta de marketing digital que deve fazer parte da estratégia de qualquer empresa. Precisamente por isso, a plataforma lançou recentemente o Pinterest For Business.

UPDATE: Confira também este artigo aqui em Review Pinflux: Como usar Pinterest para aumentar Negócios Online

Mas quer saber como utilizar o Pinterest?

Esta plataforma é baseada no impacto visual. Publique ou partilhe fotos de alta qualidade. Isto irá criar uma boa reputação da sua marca entre os utilizadores, que poderão depois partilhar as suas imagens, «espalhando a mensagem» da sua marca. Escolha imagens e temas que se relacionem com os valores da marca. Mostrar as vantagens dos produtos, utilizando infografias, que tornam o conteúdo mais atraente. Mas não é suficiente. Otimize o seu Pinterest por forma a incentivar os visitantes a partilharem ativamente o seu conteúdo.

Uma boa maneira de organizar o perfil da sua empresa é criar categorias. Isto é, deve agrupar os seus produtos ou pinos por tópico, ou datas/épocas como Dia da Mãe, Dia dos Namorados, Natal ou férias, etc. Mesmo os utilizadores que não seguem a sua marca podem chegar a si através da navegação por categorias. Crie um catálogo, segmente ao máximo e marque os preços dos produtos.

Na interação com os seus seguidores – que podem ser potenciais clientes -, uma forma eficaz de construir um bom relacionamento é adicionar perguntas para as descrições dos seus produtos, alimentando a comunicação empresa-consumidor-empresa.

 

Outro bom exemplo de potenciar a marca é trabalhar as palavras-chave dos seus produtos, adicionando-as às descrições dos mesmos. Isso amplia a visibilidade do perfil. Se criar uma página comercial forte e com muitos seguidores, poderá ser incluído nos resultados de busca por palavras-chave. O trabalho de SEO (Search Engine Optimization ) reforça o seu Pinterest e a sua posição digital. Também pode usar hashtags como no Twitter.

Uma das fórmulas de sucesso no Pinterest é utilizar temas criativos e divertidos para os seus “conselhos de pino”.

O E-Book gratuito da autoria de Denise Tonin pode também ser bastante útil para a implementação do Pinterest na sua Estratégia Digital.

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