69% das empresas utiliza marketing de conteúdo no Brasil

Uma pesquisa realizada pela empresa de marketing de conteúdo Rock Content – que conta com mais de 2 mil profissionais brasileiros de diferentes nichos do mercado como Marketing, TI, Consultoria, Educação e E-commerce – apontou num estudo apresentado recentemente que 69% das empresas no Brasil utiliza o marketing de conteúdo para gerar reconhecimento de marca e fidelizar clientes.

Como está o Marketing de Conteúdo no Brasil? Na tentativa de encontrar resposta para esta pergunta, a Rock Content investigou o orçamento de várias empresas brasileiras, mais precisamente a fatia do orçamento dedicado à produção de conteúdos com o objetivo de os promover.

O que dizem os números sobre o marketing de conteúdo no Brasil

Colocando em comparação os 69% referentes ao Brasil com os 93% alcançados pelos EUA, é possível notar uma grande diferença entre a implementação de estratégias deste género entre os dois países. Nesta investigação, os Estados Unidos foram considerados frequentemente como ponto de referência, dado que o mercado do marketing se encontra aí melhor desenvolvido.

A pesquisa constata por isso que, apesar de se investir cada vez mais em Marketing de Conteúdo, tais investimentos ainda são tímidos no Brasil. Entre os dados apurados pelo estudo da Rock Content, só 31% das empresas dedicou mais de 25% do orçamento aos seus conteúdos. Porém, entre os inquiridos, até 70% das empresas mostrou intenção de aumentar o orçamento de conteúdo para 2016.

Por sua vez, 77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo. O número é de imediato abalado pela conclusão de que apenas 40% desses 77% se preocupa em documentar a sua estratégia. Um ponto positivo, no entanto, é que 57% das empresas participantes confirmaram que têm pelo menos 2 pessoas concentradas na produção de conteúdos.

No que diz respeito ao veículo de comunicação usado para promover e divulgar o conteúdo, o estudo confirmou que as ferramentas mais populares são as Redes sociais (91%), seguidas de mais longe pelos Blogs Corporativos (61%) e, por fim, pela Newsletters (52%). Facebook, Twitter e LinkedIn encontram-se no topo das redes sociais mais usadas pelas empresas.

O tráfego no site, o número de vendas e a taxa de conversão são as principais métricas a ter em consideração num estudo desta envergadura.

Os inquiridos do estudo da Rock Content responderam a 22 perguntas, cuidadosamente preparadas de acordo com inquéritos feitos anteriormente pela Hubspot e Content Marketing Institute.

O descarregamento gratuito do relatório inteiro pode ser feito aqui.

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