As redes sociais são um dos fenómenos mais marcantes do século XXI. Estas plataformas inovadoras fazem já parte do nosso do dia-a-dia e, ao longo do tempo, foram operando fortes mutações quer na forma como as pessoas se relacionam, quer no mundo dos negócios.
Considera-se um mestre das redes sociais e acha que já sabe tudo o que há para saber sobre Facebook, Twitter e LinkedIn? Então, talvez esteja na altura de explorar outros universos e conhecer 4 novas redes sociais de que provavelmente nunca ouviu falar.
A maioria das novas redes sociais são da autoria de jovens empreendedores que deram forma a ideias “fora da caixa” e procuraram “roubar” utilizadores aos já muito utilizados Facebook e Instagram. O fenómeno de aderir a novas redes sociais é cada vez mais notório nos Estados Unidos da América, onde estas 4 plataformas estão a ganhar mais seguidores a cada dia que passa.
Se é do tipo de pessoa que gosta de acompanhar as tendências e estar sempre em cima do acontecimento, este é sem dúvida o artigo indicado para si. Leia até ao fim e comece a explorar as redes socias que ninguém conhece. Quem sabe se uma delas não será o próximo Facebook?
O Yik Yak simplifica o modelo tradicional de redes sociais. Ao contrário do que estamos habituados, esta plataforma não possui perfis nem tão pouco amigos ou seguidores. A única coisa que pode fazer é escrever posts e depois fazer “gosto” ou “não gosto“.
A rede social só funciona no raio de 16 quilómetros, o que faz com que em zonas onde a há poucos utilizadores a atividade é reduzida. Todos os posts são confidenciais: nos Estados Unidos a popularidade o Yik Yak tem vindo a aumentar junto dos estudantes universitários, que partilham piadas sobre professores ou vão fazendo comentários sobre assuntos caricatos.
Preocupado em angariar seguidores? Pois com o Plague não precisa. A rede social tem como principio base a possibilidade de transmitir informação para qualquer parte do mundo. Todos os utilizadores da rede estão conectados à partida e toda a gente pode ver tudo o que toda a gente publica.
A forma de fazer publicações é intuitiva e assemelha-se à do Facebook. O Plague tem a função “gosto” e “não gosto”. As publicações mais gostadas têm maior destaque do que aquelas que angariam menos gostos. Daí o nome Plague, que em português significa “praga” (epidemia, algo que se propaga facilmente).
O Swarm é uma rede social desenvolvida pela Foursquare. Indicada para todos aqueles que gostam de se manter em contacto com os seus amigos, a plataforma que funciona via smartphone diz-lhes exatamente onde está. Sabe daquela vez em que, por coincidência, esteve no mesmo local onde uma pessoa que não vê há uma data de tempo estava e mesmo assim não a viu?
Pois, se todos os seus amigos utilizarem o Swarm poderá encontra-los facilmente e quem sabe marcar um café rápido ou trocar dois dedos de conversa. A rede social permite também fazer atualizações de estado, permitindo-lhe partilhar tudo aquilo que quiser.
O é uma nova rede social que lhe permite dar opiniões de forma divertida publicamente ou em total anonimato. A juntar às funcionalidades normais de partilha de texto e imagens, esta ferramenta permite-lhe simultaneamente editar imagens, juntar cores ou inserir um texto personalizado. A ideia por detrás da plataforma é de Biz Stone, um dos co-fundadores do Twitter.
Experimente estas novas redes sociais e mantenha-se a par daquilo que de melhor se faz no mundo da Internet.
LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:
– As funcionalidades “ocultas” das suas redes sociais
– 4 tarefas para redes sociais que devem realizar todos os dias
– Como usar Facebook para aumentar subscritores da lista de e-mails