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1-9-90: a regra para alcançar o sucesso digital

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1-9-90: a regra para alcançar o sucesso digital

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Como bem sabe, o objetivo de qualquer estratégia digital é gerar, mais do que uma simples venda de serviços online, um ponto de encontro para pessoas informadas, participativas e que se envolvam num segmento específico do mercado. De livre vontade, estas pessoas podem trabalhar para si sem que elas mesmas se apercebam disso. Trabalhar como? Simples: influenciando o comportamento dos outros.

Antes de ficar mais entusiasmado com a ideia, vamos explicar tudo isto de forma lógica.

Para conquistar o sucesso, a empresa precisa em primeiro lugar de se avaliar a si mesma numa espécie de análise introspetiva. Quem é a empresa? A quem se dirige? Qual a mensagem? Qual a oferta? Discuta cada um destes pontos consigo mesmo, com colegas de trabalho e até mesmo clientes de longa data. Formule respostas concretas e onde não haja espaço para lacunas. Só assim pode começar a atuar como emissor, recetor, interlocutor, promotor e instigador da marca

Ao ter um blog ou plataforma digital para promover a empresa, todos os segmentos que advêm do conteúdo terão de atuar de igual forma para cada grupo diferenciado. Toda a estratégia deve basear-se na premissa de que o negócio terá mais sucesso quanto mais envolvimento, emoção, relacionamento e sentimento existir com o público-alvo.

Não queremos que o cliente apenas compre um serviço: queremos que ele compre um serviço hoje, recomende aos amigos amanhã, fale na reunião de trabalho que vai ter para a semana, sugira ao primo no jantar de Natal e volte a adquirir serviços da sua empresa quando surgir necessidade.

A marca deve ter uma mensagem com potencial suficiente para preencher este requisito de interesse. Desta forma, será ainda mais vendável se existir envolvimento por parte do consumidor através dos conteúdos que disseminou na web.

A regra de sucesso 1-9-90

É aqui que entra a regra empírica que referimos no título deste post, também conhecida como a regra 1-9-90. Esta é uma fórmula conhecida mas que nem sempre é aplicada pelos profissionais de Marketing Digital. Tendo como base o comportamento do mercado/consumidor, a lógica que a regra propõe envolve três perfis diferentes de utilizadores da Internet: ALFAS, MULTIPLICADORES e CONSUMIDORES.

De certa forma, a regra 1-9-90 diz que a marca deixa de pertencer a quem a criou e passa a estar nas mãos daqueles que a vão consumir, recomendar e opinar sobre os produtos por ela disponibilizados. Acontecendo quer offline ou online, a divulgação da marca passa então a ser feita não por si mas por todos aqueles que a consomem.

Começamos então por explicar cada um dos perfis que referimos acima. Primeiro, temos os ALFAS – um grupo que corresponde a 1% das pessoas que produzem conteúdo na internet sobre determinado assunto. O nosso objetivo é influenciar, conquistar e seduzir os ALFAS, para montar uma rede de soldadinhos que vai distribuir e “trabalhar” gratuitamente para a sua marca.

Os ALFAS irão passar a mensagem ao grupo dos 9% que interagem com os conteúdos produzidos, mas não os criam.

 

As pessoas incluídas no grupo dos 9% são os MULTIPLICADORES, que vão filtrar e distribuir as novidades que recebem dos ALFAS, reencaminhando a mensagem para a sua rede de relacionamentos ainda mais vasto.

Ou seja, os CONSUMIDORES são os membros do grupo dos 90% de pessoas que apenas consomem a informação recebida. É este grupo que mais interessa a qualquer marca, mas se a mensagem que definiu para a sua empresa não passar pelos ALFAS e MULTPLICADORES dificilmente chegará ao enorme público-alvo ao qual se destinam os descontos em produtos inovadores.

regra beat

Para melhor explicar a regra 1-9-90 apresentamos uma versão do logotipo da Beat Digital na sua estrutura base, que representa a regra 1-9-90 nos pontos unidos por todo o logótipo.

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Comments

  • 10 November, 2019

    Artigo muito interessante. Eu comecei a aprofundar os meus conhecimentos de marketing em 2012 mas é sempre confortante encontrar algo que nos acrescenta valor ao nosso estudo. Obrigado.

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