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10 Factores de Sucesso do Mobile Marketing para Negócios

10 Factores de Sucesso do Mobile Marketing para Negócios

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O Mobile Marketing mudou tudo… Mas não mudou nada! A intenção continua a ser a mesma: vender através de técnicas de marketing. Como o fazer é a questão. Neste novo paradigma, os profissionais de marketing digital devem saber comunicar e atrair clientes com conteúdo interativo relevante em qualquer dispositivo móvel. Conheça neste post 10 factores de sucesso para as suas campanhas mobile.

Para além do crescente uso de novas funcionalidades dos aparelhos móveis, existem várias características que tornam o Mobile marketing atraente, nomeadamente para os marketeers.

Mobile Marketing não é o mesmo que Publicidade para dispositivos móveis. Mas utiliza os tipos, técnicas e táticas do marketing e publicidade, acrescentando formatos de marketing que apenas existem em dispositivos móveis.

Se ainda não sabe o que é Mobile Marketing, então leia estas estatísticas.

Impressionantes, não são?

Apostar em Mobile Marketing não é um luxo para as empresas, marcas e negócios em nome próprio. Mais do que em qualquer outro meio ou canal de comunicação, os consumidores esperam ser recompensados e punem as marcas que não proporcionam uma experiência ou benefício relevante em acções de mobile marketing.

Deve ser por isso e como sempre integrado numa estratégia digital, num Marketing Mix, sendo por isso mais um canal de comunicação, e não um ato isolado, de um vasto Plano de Marketing Digital.

Assim, mesmo antes de conhecer quais são os 10 Factores de Sucesso do mobile marketing para negócios, nunca esqueça da primeira regra fundamental: o utilizador deve estar no centro da atenção!

10 Factores de Sucesso do Mobile Marketing para Negócios

Ubiquidade

Os telemóveis fazem parte do quotidiano dos consumidores e eles já não conseguem passar sem eles. As empresas podem contactar os consumidores a qualquer hora e em qualquer lugar, o que não é possível em todos os meios de comunicação.

Canal bidireccional e de resposta imediata

Esta característica permite uma análise de resultados mais rápida e ajustável em tempo real.

Flexível

Os dispositivos móveis permitem efectuar transacções ou receber informações mesmo enquanto o utilizador está a realizar outra actividade ou enquanto está a viajar.

Todos os utilizadores têm um telemóvel

Como consequência a taxa de resposta é superior a outras acções de marketing directo.

Grande potencial viral

Uma vez que os destinatários facilmente mostram ou reenviam o conteúdo de uma campanha que receberam ou viram, o potencial viral do mobile marketing é substancialmente superior a outros meios de comunicação.

As campanhas virais permitem às empresas entrarem em contacto com mais pessoas que as inicialmente contactadas. Além do mais, as campanhas recebidas por um amigo ou familiar têm maior impacto no receptor que uma mensagem enviada directamente por uma empresa.

Personalizado

Os dados enviados são privados e podem ser facilmente personalizados. O telemóvel é visto como um aparelho pessoal onde, por norma, apenas o seu utilizador tem acesso.

Desta forma as campanhas de maketing podem ser personalizadas de acordo com o histórico do consumidor, quer por comportamento de compra quer por tipologia de consumidor.

Instantâneo

As campanhas de Mobile Marketing para Negócios podem ser enviadas aos consumidores de acordo com um dia/hora relevante para a empresa ou consumidor, nomeadamente com mais eficácia nas redes sociais. Por exemplo, os cafés podem enviar uma oferta via dispositivo móvel aos clientes válida apenas durante uma manhã. As empresas podem também enviar ofertas quando as vendas começam a decair.

Geográfico

Podem ser enviadas/difundidas campanhas de marketing tendo em conta a zona geográfica onde o consumidor se encontra naquele momento, através de Bluetooth ou através de plataformas online tendo em conta a zona geográfica onde o consumidor habita ou está fisicamente quando acedeu através do seu telemóvel.

Interactividade

O telemóvel permite uma interacção imediata entre as pessoas e também estabelece um diálogo directo entre as empresas e os consumidores. As campanhas móveis permitem uma acção imediata por parte dos consumidores, por exemplo podem permitir que o consumidor responda a uma mensagem ou leia um código para ver a campanha.

Custos versus benefícios

As campanhas de Mobile Marketing para Negócios tendem a ter melhor custo-benefício em comparação com outros canais de comunicação, principalmente devido ao baixo custo de transmissão de dados e boas taxas de conversão.

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