Black Friday: o dia em que se realizam mais vendas em todo o Mundo
Muitas pessoas não sabem mas, nos Estados Unidos, existem dois dias em novembro que são muito conhecidos e valorizados pela população, ainda que não tenham o mesmo impacto em países europeus ou asiáticos… pelo menos para já. Se não sabe do que estou a falar aconselho-o então a ler este artigo até ao fim.
É já no final de cada mês de novembro que se celebra, na última quinta-feira, o dia de Ação de Graças – um feriado que se assemelha ao Natal e no qual se junta famílias e amigos à volta da mesa, com um peru e outras iguarias, para agradecer por tudo o que tiveram de bom e mau nesse ano. É muito provável que já tenha ouvido falar deste feriado – o famoso Thanksgiving – que tantas vezes surge em séries televisivas e notícias, especialmente quando vemos o Presidente dos Estados Unidos perdoar um peru.
Porém, a passagem do dia do Thanksgiving significa também o início da época de Natal. É por isso mesmo que, logo no dia que se segue ao feriado, acontece uma verdadeira festa nos centros comerciais. Porquê? Porque tem lugar o famoso Black Friday.
Acontecendo sempre depois de cada Dia de Ação de Graças – ou seja, na última sexta-feira do mês de novembro – o Black Friday caracteriza-se pela aplicação de uma mega ação de vendas a descontos que podem chegar aos 70%. É a oportunidade perfeita para as lojas esgotarem stocks de produtos e os norte-americanos encontrarem presentes de Natal a preços justos.
Toda esta estratégia de marketing – que resulta em milhões de dólares sempre que é decretado o Black Friday – começou a partir do reconhecimento, por parte das lojas de retalho, de uma necessidade entre os consumidores: após o dia de Ação de Graças começava sempre o frenesim para encontrar as prendas de natal. Portanto, porque não ajudar as pessoas a fazer as suas compras proporcionando os melhores preços?
Agora surge uma questão que achamos pertinente: porquê chamar a este dia Black Friday (Sexta-feira negra)? O termo terá surgido diretamente da crise financeira que revolucionou o mercado norte-americano em 1869, no dia em que os americanos Jay Gould e James Fisk tentaram dominar o mercado de ouro na Bolsa de Valores de Nova York. Perante esta situação, o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção, elevando a oferta da matéria-prima no mercado. Como seria de esperar, isto provocou uma queda nos preços e a perda de fortunas por parte de investidores.
Entretanto, ainda que tenham havido algumas discussões para que o dia se chamasse Big Friday, a partir de 1975 parecia já estar bem assente que o termo Black Friday seria usado daí em diante.
Há ainda quem acredite que o termo Black Friday não está de todo relacionado com as oscilações do mercado, mas sim com uma técnica financeira usada pelos negócios de retalho. Em 1980, era comum a prática de usar a cor preta para indicar balanços positivos e a vermelha para os negativos. Por norma, o período que ficava sempre a vermelha correspondia aos meses de Janeiro a Novembro.
Confira também estes posts dedicados à Black Friday 2016:
Livrarias Online para aproveitar a Black Friday 2016
Ofertas Black Friday: Lojas para comprar música e instrumentos musicais
Lista de Sites para garantir viagens baratas na Black Friday 2016
Ofertas Black Friday: Descubra onde comprar filmes a preço justo
O que esperar de um Black Friday?
Mesmo que continue a ser uma prática de vendas extremamente americana, o Black Friday começa a chegar a cada vez mais empresas e negócios por todo o mundo. No Brasil, por exemplo, o dia promocional teve a primeira edição em 2010, por iniciativa de uma empresa especialista em ofertas e descontos. Naturalmente, muitas outras lojas como Magazine Luiza, Walmart, Shoptime, Americanas.com, Submarino, Fnac e Saraiva aderiram facilmente a esta campanha.
O poder inegável do online também tem permitido a pessoas, por todo o mundo, em participar diretamente nas promoções praticadas pelas lojas através dos seus sites.
Porém, esteja preparado! Os centros comerciais e os meios digitais transformam-se numa espécie de campo de batalha neste dia. O Black Friday caracteriza-se pela utilização intensiva de propaganda e ofertas de lojas com anúncios de produtos a preços bastante atrativos. Portanto, pela altura em que os estabelecimentos abrem as portas, ou que as promoções online começam a rolar, já existem decerto milhares de consumidores a fazer fila de espera para a abertura, esperando assim agarrar os melhores descontos.
E ainda que a data não seja feriado, muitos consumidores recebem o dia como folga para aproveitar as ofertas oferecidas. Além dos Estados Unidos e do Brasil, países como Portugal, Reino Unido, Austrália, Canadá e Paraguai também incluem esta data no calendário comercial.
Como aproveitar o Black Friday com grande estilo em 2016
Existem milhares de opções nas lojas online para comprar a preços de saldos qualquer tipo de produtos e serviços. Para o ajudar seleccionamos algumas das melhores lojas virtuais que já estão a promover o Black Friday com intensidade. Veja agora algumas das opções que tem para aproveitar o Black Friday em grande estilo em 2016.
EBAY
AMAZON BRASIL KINDLE
AMAZON BRASIL BLACK FRIDAY
FNAC BRASIL
FNAC PORTUGAL
SARAIVA
LIVRARIA DA FOLHA
SHOPTIME
SUBMARINO
ADOBE
MAGIX
PINNACLE
COREL
WALMART
AMAZON.COM
AMAZON UK
SEPHORA
FUTFANATICS
MASH
EFÁCIL
ÉPOCA COSMÉTICOS
SHOPTIME
CHICOREI
OKULOS
POLISHOP
Confira também estes posts dedicados à Black Friday 2016:
Livrarias Online para aproveitar a Black Friday 2016
Ofertas Black Friday: Lojas para comprar música e instrumentos musicais
Lista de Sites para garantir viagens baratas na Black Friday 2016
Ofertas Black Friday: Descubra onde comprar filmes a preço justo